Fase de contratação: Governo vai construir nova penitenciária feminina em Rondonópolis

Hoje, as reeducandas ficam detidas na Cadeia Feminina de Rondonópolis, localizada no bairro Sagrada Família

O governo de Mato Grosso anunciou que está ampliando o número de vagas em penitenciárias com a construção de novas unidades que estão com obras em andamento e em fase de contratação da empresa para executar o serviço. Uma dessas unidades deve ser construída em Rondonópolis.

Conforme a Secretaria de Estado de Justiça, o Município deve receber a construção de uma penitenciária feminina.

Ainda sem informar data de início da obra e o local, a Pasta ressaltou que a unidade que deve ser construída está em processo de contratação e deve ter 232 vagas exclusivas para o público feminino.

Hoje, as reeducandas ficam detidas na Cadeia Feminina de Rondonópolis, localizada no bairro Sagrada Família.

Além de Rondonópolis, uma nova penitenciária feminina deve ser construída em Sinop. A unidade do norte de Mato Grosso deve contar, segundo a Secretaria de Justiça, com 120 vagas.

De acordo com o governo de Mato Grosso, entre 2019 e 2025, foram investidos R$ 380 milhões na melhoria da infraestrutura penitenciária no Estado, com a construção, ampliação e modernização dos presídios existentes e a construção de novas unidades.

Com os investimentos, foram abertas mais 7.796 vagas, mais que dobrando a capacidade das unidades, saindo de 6 mil, para mais de 13 mil vagas no Sistema Penitenciário.

Atualmente, o governo do estado está construindo nova unidade prisional em Barra do Garças, com previsão de entrega para o início de 2026.

Conforme o secretário de Justiça Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, “essa unidade não é apenas um aumento numérico; ela representa a implementação de um modelo que atende aos padrões de segurança e que garante a oferta de programas de trabalho e educação, essenciais para que os custodiados possam ter uma real chance de reintegração à sociedade”.

Além das duas unidades femininas, e da penitenciária de Barra do Garças, uma nova unidade está em construção em Várzea Grande, localizada na região do Capão Grande, com capacidade para 432 vagas, cuja obra foi iniciada neste ano. A nova estrutura vai substituir uma antiga existente no mesmo local, que foi desativada em 2024.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo