Córrego Lajeadinho: Prefeitura identifica problemas estruturais em ponte executada na gestão passada

A obra de construção da ponte sobre o córrego Lajeadinho teve inúmeros problemas desde que teve início em 2020

A Prefeitura identificou problemas na estrutura da ponte sobre o córrego Lajeadinho na avenida Bandeirantes, bairro Padre Rodolfo, e não descarta a possibilidade de ter de demolir a estrutura e fazer a reconstrução.

A ponte sobre o Lajeadinho teve a obra executada na gestão do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio e, no final do ano passado, um relatório técnico do Ministério Público de Mato Grosso já havia constatado a necessidade de reparos urgentes para evitar a deterioração do serviço, o que poderia colocar em risco a estrutura da ponte.

Segundo a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Seppur) a ponte sobre o Lajeadinho, construída na gestão anterior, passou por uma auditoria que indicou a necessidade de um projeto e execução de reforço na estrutura.

Atualmente o município aguarda a finalização do projeto de reforço para saber qual será o orçamento necessário para então decidir se será mais viável economicamente fazer o reforço ou a demolição e construção de uma nova ponte.

A obra de construção da ponte sobre o córrego Lajeadinho teve inúmeros problemas desde que teve início em 2020. Conforme acompanhou o A TRIBUNA em diversas reportagens, a obra foi contratada em 2020 por R$ 1,1 milhão e deveria ser concluída em 9 meses.

Ao longo da execução da obra, foram firmados cinco aditivos contratuais, sendo três de prazo, um de acréscimo e supressão de valor e mais um termo que retificou o aditivo de acréscimo e supressão de valor.

A obra então foi paralisada e, em 2022, a prefeitura explicou que a paralisação ocorreu após terem sido detectadas inconsistências no estudo geológico que embasou o projeto estrutural da ponte no momento da escavação para a construção dos pilares de sustentação.

Diante disso, o Paço fez uma readequação do projeto e promoveu uma nova licitação para contratar a empresa para realizar a parte remanescente da obra. Em novembro de 2022, a Imobiliária e Construtora Satélite foi contratada para terminar a construção da ponte que estava orçada em R$ 2,8 milhões.

A ponte com 45,8 metros de extensão e 11 metros de largura foi construída para possibilitar o prolongamento da duplicação da avenida Bandeirantes até o trevo de acesso ao Anel Viário.

 

 

Fonte: A Tribua MT
Crédito da Foto: Ronicley Parateco