Problema recorrente: Semob reforça proibição da circulação de caminhões no centro da cidade

Caminhão trafega na região central de Rondonópolis apesar da proibição

Um acidente envolvendo um caminhão com um ônibus do transporte coletivo de Rondonópolis chamou a atenção para a legislação vigente no município que restringe a circulação de caminhões nas ruas do centro da cidade.

Mesmo não tendo vítimas, o fato trouxe à tona o desrespeito à lei e a infração que coube ao condutor do caminhão que provocou o acidente.

Desde o ano de 2011, Rondonópolis conta com a Zona de Restrição Máxima de Circulação (ZRMC), criada por meio da Lei 6595 que limita a circulação de veículos pesados em vias e logradouros públicos do município dentro do quadrilátero compreendido no entroncamento das ruas Afonso Pena com a rua Pedro Férrer e da Avenida Frei Servácio com Avenida Marechal Rondon.

A lei é clara: “[…] proibido o trânsito, circulação, parada e estacionamento de veículos de transporte de carga e passageiros, correspondendo a ônibus, micro-ônibus, vans, caminhão, caminhão articulado, trator de rodas, trator misto, chassi-plataforma, motor-casa, reboque ou semi-reboque e suas combinações, carregados ou não.” Só estão liberados os veículos de carga com dois eixos.

O secretário de Mobilidade Urbana do município, Thales Tati, reforça a importância do cumprimento da lei da ZRMC e pede a colaboração:

“esperamos que os condutores e os lojistas também, entendam a restrição dos veículos nessa região para garantir a segurança de todos que trafegam nas vias e também dos pedestres que circulam pelo quadrilátero central da cidade”.

No caso de carga e descarga de mercadorias na região central, o mesmo deve ser feito no período entre as 18h e às 6h, de segunda-feira a sexta-feira e a partir das 14h nos sábados. O domingo é liberado, independente da capacidade da carga do veículo.

Sobre o acidente que aconteceu dentro da Zona de Restrição Máxima, na avenida Marechal Rondon, o motorista do ônibus do transporte coletivo verificou que não houve vítimas e permaneceu no local para as devidas providências. Os passageiros foram embarcados em outro veículo da AMTC e seguiram viagem com segurança. O caso está sendo investigado.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Assessoria