Desafios em 2026: A virada de chave para retomar a força industrial

Prefeito Cláudio Ferreira passou a tirar obstáculos que limitavam a atuação da livre iniciativa em Rondonópolis

Tornar Rondonópolis atrativa para novos negócios, incluindo grandes indústrias, passou a fazer parte da visão administrativa trazida pela nova gestão municipal em 2025. Tanto que a primeira iniciativa da atual gestão municipal foi a regulamentação da lei de liberdade econômica no município.

Dentro dos esforços do prefeito Cláudio Ferreira para atração de grandes empresas para Rondonópolis, a Prefeitura passou a tomar ações estratégicas, como a concessão de incentivos fiscais para determinados setores, a exemplo do concedido para a concessionária Rumo no terminal ferroviário local, com o objetivo que a empresa continue tendo o município como base de grande parte dos seus serviços.

Vem chamando a atenção agora a postura administrativa de construir um ambiente favorável de negócios em Rondonópolis, com mais transparência e menos impostos, burocracia e taxas, a exemplo ainda da revogação da cobrança de alvará complementar sobre áreas de empresas com estacionamento. Isso vem evidenciando que o ambiente de hostilidade na cidade com a iniciativa privada ficou para trás.

Nesse contexto, a gestão Cláudio Ferreira passou a atuar mais firmemente em busca de novos investimentos para Rondonópolis e tem trabalhado para tirar os obstáculos que impedem que novas empresas venham e se instalem no município e, além disso, para que aquelas que aqui estão permaneçam e aumentem suas atividades.

Outra importante ação tem sido as medidas para modernização dos serviços públicos municipais, como a criação do aplicativo “Rondonópolis Na Palma da Mão”, com grande parte dos serviços prestados pela Prefeitura disponíveis online para a população, como solicitação e obtenção de alvarás, pagamento de ITBI, IPTU, e emissão de notas fiscais.

A ferramenta faz parte do compromisso da gestão municipal em diminuir a burocracia, reduzir filas e garantir que o cidadão não precise se deslocar até a Prefeitura para solicitar esses serviços.

Essa mudança de visão, com comprometimento inclusive de estar recebendo sem entraves e conversando com o setor empresarial, já tem resultado na atração de grandes investimentos industriais para Rondonópolis, além de novas empresas. A grande conquista é o investimento bilionário já anunciado da Inpasa.

No final de 2025, a gigante Inpasa anunciou que vai construir na cidade uma nova biorrefinaria de etanol de grãos, orçada em R$ 2,77 bilhões. A empresa, inclusive, já comprou a área onde pretende construir seu complexo junto à BR-163, zona rural de Rondonópolis, e já efetivou os pedidos de instalação e de licença prévia junto ao órgão ambiental.

A construção da Inpasa é o maior investimento já anunciado para Rondonópolis, com grande impacto em várias cadeias da economia.

O Município tem dado todo suporte para que esse investimento ocorra sem atrasos, a exemplo da autorização, via Conselho Diretor da Política de Desenvolvimento Industrial (CODIPI), neste começo de 2026, para alteração do Plano Diretor de Rondonópolis, viabilizando a instalação da indústria.

A biorrefinaria em Rondonópolis será a 3ª unidade da companhia no Estado, com geração de 2.500 empregos durante a construção. Com início de funcionamento previsto para o 1º trimestre de 2027, terá capacidade anual para processar 2 milhões de toneladas de grãos, resultando na produção de 1 bilhão de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (ingrediente para nutrição animal), 47 mil toneladas de óleo vegetal e 345 mil GWh de energia elétrica.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo