Desafios em 2026: O desafio de ampliar a oferta de médicos especialistas e de exames

Diminuir a fila de espera em consultas com médicos especialistas no Ceadas é prioridade

Uma das grandes demandas na saúde pública municipal é a busca por médicos especializados e exames por imagens e mais complexos. Para muitas especialidades médicas, a espera por uma consulta nessa área tem acontecido há anos.

Diminuir sobremaneira a fila de espera de consultas com especialistas e negativas de exames é um dos grandes desafios da gestão municipal para este ano.

Essa realidade atual vem do resultado de praticamente uma década de pouquíssimo investimento na saúde, o que complicou o setor.

Nesse período a saúde municipal encarou falta de investimento nos equipamentos, em pessoas, em tecnologia, em estrutura física adequada e moderna, e também em contratação de mão-de-obra qualificada. Em 2025, um dos problemas é que a atual administração ainda trabalhou com o orçamento da gestão passada.

Diante desse quadro complicado, o prefeito Cláudio Ferreira anunciou a destinação do maior orçamento da história voltado para a saúde municipal.

A Saúde de Rondonópolis terá um orçamento estimado em R$ 609 milhões para prestar os serviços inerentes à área aos cidadãos neste ano de 2026. O valor está dentro de um orçamento de R$ 2,8 bilhões para 2026 para o Município.

Com isso, a gestão municipal tem o desafio de fazer da Saúde a grande prioridade neste ano em Rondonópolis, corrigindo as deficiências em estrutura, tecnologia, profissionais e no atendimento à população.

Apesar de não ser possível resolver todos os problemas em um ano, a expectativa é que esse grande montante financeiro e uma boa gestão possam melhorar em muito a realidade desse setor na cidade.

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo