Governo estabelece índice de inflação e Rondonópolis tem parâmetro para RGA dos servidores

O IPCA representa a inflação oficial e é a base para concessão do reajuste salarial do funcionalismo

A divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025, ocorrida nesta sexta-feira (9) pelo Governo Federal, estabelece parâmetros para que o Município de Rondonópolis possa definir a Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores públicos municipais. O IPCA representa a inflação oficial e é a base para concessão do reajuste salarial do funcionalismo.

Conforme divulgado pelo Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial no Brasil fechou o ano de 2025 em 4,26%, abaixo do teto da meta de 4,5% definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Essa alta ficou abaixo das expectativas do mercado, que previa o indicador entre 4,3% e 4,4%.

Com essa definição, a discussão da RGA em Rondonópolis em 2026 deve seguir a apuração feita na esfera nacional pelo Governo Federal em relação à inflação oficial. Em Mato Grosso, o Governo do Estado, por exemplo, enviou nesta sexta-feira à Assembleia Legislativa essa base legal necessária para promover a votação da RGA dos servidores públicos estaduais, prevista para a próxima quarta-feira (14), em Cuiabá.

Antes do fechamento do IPCA, o Executivo estadual trabalhava com uma estimativa de reposição aos servidores de 4,56%, percentual previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. Com a divulgação do IBGE, a tendência é que o governo estadual mantenha o percentual projetado na LOA.

O IPCA é o parâmetro constitucional utilizado para corrigir os salários do funcionalismo e recompor as perdas inflacionárias de cada ano. Todo percentual concedido acima do índice é considerado ganho real aos servidores.

 

Fonte: Primeira Hora
Crédito da Foto: Arquivo