PL da Dosimetria; análise do veto de Lula pode acontecer antes do Carnaval

A oposição pressiona por uma análise célere, mas a pauta pertence a Alcolumbre

Interlocutores do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), consideram que a análise do veto do presidente Lula (PT) ao PL da Dosimetria vai acontecer antes do Carnaval.

A oposição pressiona por uma análise célere, mas a pauta pertence a Alcolumbre. Segundo aliados do presidente do Congresso, no Senado, há mais de 50 votos para derrubar o veto -- mais do que os 48 que aprovaram a proposta em dezembro de 2025.

Nesta manhã, Lula vetou a proposta durante cerimônia sobre os três anos do 8 de Janeiro. Na ocasião, o petista defendeu a democracia.

A proposta modula penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, e obteve apoio da oposição e do centro no Congresso Nacional. O Palácio do Planalto, contudo, foi contra a proposição, apesar de o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), ter firmado acordo para não impedir a votação.

Para derrubar o veto, os congressistas precisam de, no mínimo, 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Se eles derrubarem, a proposta vira lei por promulgação de Alcolumbre.

O texto também beneficiará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas a modulação das penas vai depender ainda de um novo julgamento no STF, Corte responsável por tais condenações.

 

 

Fonte: R7
Crédito da Foto:  Jefferson Rudy/Agência Senado