Manutenção e construção: Paço faz balanço de obras de infraestrutura realizadas em Roo

O trabalho da Sinfra chegou até mesmo na Aldeia Tadarimana que teve as antigas pontes de madeira substituídas pela aduelas de concreto

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) intensificou os investimentos em obras e serviços essenciais ao longo de 2025, promovendo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população urbana e rural do município.

Começando pela zona rural e distritos da cidade foram recuperados 20 km de estradas de terra garantindo melhor acesso às famílias e boas condições para o escoamento da produção das pequenas propriedades. O trabalho da Sinfra chegou até mesmo na Aldeia Tadarimana que teve as antigas pontes de madeira substituídas pela aduelas de concreto.

Na região urbana, o município construiu uma nova travessia na Vila São Francisco com assentamento de novas aduelas, pavimentação e construção de calçadas, gradil e plantio de grama.

Além disso, foram aplicados cerca de 312 mil metros quadrados de microrrevestimento, além da recuperação prévia de cerca de 65 mil metros quadrados de ruas pavimentadas. O asfalto chegou também na rua Corredor Púbico que abriu um novo acesso ao anel viário pela Vila Operária.

Para garantir a segurança dos condutores, a Sinfra tem atuado na conservação das vias públicas e mantém atualmente 10 equipes que trabalham simultaneamente em diversas regiões da cidade. Só no ano passado foram cerca de 40 mil metros quadrados de tapa buraco.

Na parte da iluminação pública, a Sinfra executou a extensão de cerca de 3 km da rede de elétrica de alta tensão, como no caso do bairro Alfredo de Castro II onde foram instalados transformadores e 200 postes com luminárias.

Em outras regiões que ainda estavam no escuro, foram colocados 60 postes com iluminação. A garantia de uma cidade iluminada e mais segura também passa pela Infraestrutura que fez a troca de 400 lâmpadas em ruas e avenidas.

O início do serviço de limpeza e desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais com a tecnologia Vac-All foi iniciado por essa gestão e tem ajudado a reduzir pontos de alagamentos pela cidade.

Para quem não sabe, a tecnologia Vac-All combina jato de água em alta pressão e sucção a vácuo — retirando entulhos e sedimentos que bloqueiam o escoamento das águas. Cerca de 100 bocas de lobo já receberam limpeza e reparo.

O colapso do sistema das galerias pluviais de cidade ocasionou alguns rompimentos e erosões que comprometeram a passagem de pedestres e veículos em pontos específicos da cidade. Para resolver esse problema, a Sinfra executou a recuperação do pavimento e realizou a devida manutenção das galerias em 24 pontos críticos da cidade.

Dentre os grandes projetos elaborados pela Sinfra está o novo terminal de passageiros do transporte coletivo que está em fase de acabamento e em breve será inaugurado e entregue para a população.

 

 

Fonte: A ribuna MT
Crédito da Foto: Gcom