Urgente: Banco de Sangue de Rondonópolis está com estoque zerado de O- e O+

O Banco de Sangue de Rondonópolis fica na Rua Rio Branco, no Jardim Santa Marta

O Banco de Sangue de Rondonópolis enfrenta situação crítica. O estoque dos tipos sanguíneos O negativo (O-) e O positivo (O+) estão praticamente zerados. Esses são os mais utilizados em atendimentos de urgência e emergência nas unidades hospitalares e também fundamentais para salvar vidas.

“No mês de novembro do ano passado não faltou sangue O negativo e O positivo porque os estoques estavam em alta, mas em dezembro já diminuiu bastante”, disse ao A TRIBUNA a profissional da saúde, Helena Vilauba Duarte – que trabalha no setor capitação de doadores da unidade.

O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.

Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

O Banco de Sangue de Rondonópolis está localizado na Rua Rio Branco, número 2.802, no bairro Jardim Santa Marta, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 18h (exceto aos sábados e feriados).

Para mais informações, o doador pode entrar em contato pelo (66) 98437-7415.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo