'Parecia que este dia nunca chegaria', afirma venezuelano após prisão de ditador

A notícia provocou comemorações entre imigrantes na capital mato-grossense

Venezuelanos que vivem em Cuiabá relataram sentimentos de medo, alívio e esperança após a prisão do presidente Nicolás Maduro, anunciada pelos Estados Unidos na madrugada de sábado (3). A notícia provocou comemorações entre imigrantes na capital mato-grossense.

Entre eles, o músico Elvis Sanches, 23, contou ter sido acordado por familiares que vivem na Venezuela durante os ataques. “Eu tenho primos e tias morando lá. Eles mandaram vídeos para mim e para a minha mãe por volta de 3 horas da manhã. Estavam acontecendo explosões e eu fiquei muito assustado, porque toda a minha família está lá”, relatou.

Segundo ele, o momento foi marcado por um conflito de sentimentos. “A gente sente medo pela família, mas, ao mesmo tempo, esperava há muito tempo por isso. Após tantos anos sendo maltratados, discriminados e obrigados a sair do país devido à política, esse dia parecia que nunca ia chegar”, afirmou em entrevista ao repórter Daniel Santos, da TV Vila Real.

Elvis contou que precisou voltar recentemente à Venezuela para buscar os irmãos. “Eu fui buscar meus dois irmãos, porque lá eles não tinham como estudar, não tinham como trabalhar. Não tinha futuro nenhum”, disse.

Sobre a possibilidade de retornar ao país de origem, o músico explicou que pretende aguardar a situação se estabilizar. “Eu vou esperar acalmar. Só volto quando a Venezuela estiver livre e com um governo que realmente pense no povo. Aí, sim, muitas pessoas, principalmente os jovens, vão poder voltar”, declarou.

Durante a noite, grupos de venezuelanos foram vistos em Cuiabá comemorando nas ruas, com bandeiras e palavras de ordem. Para Elvis, a prisão de Maduro representa um marco histórico. “A gente tem que agradecer, porque foi por culpa desse governo que tivemos que sair do nosso país. Trabalhar um mês inteiro e não conseguir comer não é vida. A esperança agora é de reconstruir tudo o que foi perdido.”

 

Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Reprodução