Secretaria adjunta amplia acesso à arte, cultura e lazer em 2025 em Rondonópolis

As bibliotecas Rachid Mamed e José Severino somaram 26.784 atendimentos, com visitas mediadas, oficinas, palestras e empréstimos de livros

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura e Juventude, consolidou importantes ações permanentes e grandes eventos que ampliaram o acesso da população à arte, cultura, lazer e formação artística em Rondonópolis.

Entre as ações permanentes, o projeto Toda Praça é Arte realizou nove edições, alcançando cerca de 13 mil atendimentos, com oficinas, intervenções artísticas e apresentações culturais em praças, centros comunitários, Casario e no Ginásio Marechal Rondon.

A Escola Municipal de Artes manteve 15 polos espalhados por CRAS, centros comunitários, projetos sociais e escolas municipais, atendendo 1.100 alunos com formação artística gratuita em diversas linguagens.

Já a Escola Municipal de Música, presente em 10 polos, garantiu ensino musical gratuito a 750 alunos, contribuindo também para a formação da Orquestra Municipal, composta por 40 músicos, que realizou 55 apresentações ao longo do ano.

As bibliotecas Rachid Mamed e José Severino somaram 26.784 atendimentos, com visitas mediadas, oficinas, palestras e empréstimos de livros. O Museu Rosa Bororo recebeu 5.500 visitantes, com exposições permanentes e temporárias.

Nos eventos, milhares de pessoas participaram de iniciativas marcantes. O Celebra Trabalhador reuniu 35 mil pessoas, com serviços durante o dia e show nacional à noite. O São João do Cerrado levou a cultura junina a 15 mil participantes. O Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro contou com público de 40 mil pessoas.

O Mundo Encantado da Criança, em comemoração ao Dia das Crianças, atendeu 11 mil pessoas em três centros de convivência em outubro. O Natal do Amor já soma 55 mil visitantes, com programação cultural e decoração especial na Praça Brasil. E o Rondonópolis é Show, em comemoração ao aniversário da cidade, reuniu 50 mil pessoas em três dias de shows e atividades.

A missão da gestão municipal é permanecer com o fortalecimento da cultura, a valorização dos artistas locais e a democratização do acesso às ações culturais em todas as regiões da cidade.

 

 

Fonte: Primera Hora
Crédito da Foto: Marcos Miraglia