Técnicas em nutrição escolar (merendeiras) vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (SME) concluíram, na quinta-feira (18), um ciclo de curso de capacitação em gastronomia sustentável, patrocinado pela Coordenadoria de Nutrição Escolar (CNAE). Em oito dias de curso, realizados no período de 9 a 19 de dezembro, participaram mais de 100 profissionais. Todos receberão certificado de conclusão.
No decorrer dos 8 dias, foram ensinados conteúdos sobre aproveitamento integral dos alimentos, com aplicação de receitas voltadas ao uso inteligente e integral de abóbora, melão, melancia, banana e outros itens.
Houve também ensino de conteúdo teórico e prático a respeito da redução do desperdício, planejamento inteligente e criatividade na apresentação dos pratos. O projeto foi conduzido por gastrônomos e nutricionistas da Coordenadoria de Nutrição Escolar. Esses profissionais são responsáveis pelo planejamento e execução da alimentação nas escolas e creches de Cuiabá.
A coordenadora de nutrição escolar destaca a importância do curso para os profissionais envolvidos diariamente com a alimentação escolar. "São abordagens inovadoras voltadas à gastronomia sustentável. São práticas que buscam reduzir o desperdício de alimentos, com a valorização do uso de ingredientes orgânicos e locais", explica.
Entre as diversas receitas preparadas no curso estão as seguintes:
- Bolo de capim-cidreira
- Farofa de casca de banana
- Broa de casca de abóbora e casca de cenoura
- Torta de casca de melão
- Suco de abóbora com capim-cidreira
- Escondidinho de abóbora
- Pudim de banana
- Sopa de casca de melão
- Arroz com reaproveitamento de cascas (batata-doce, abóbora, cenoura)
- Casca de banana cristalizada para enfeitar as refeições
- Escondidinho de abóbora com frango
- Suflê de aparas de abobrinha
- Bolo simples e ganache de banana com cacau
- Bala de banana com cacau
Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Ascom/Cuiabá