Emendas impositivas: Três associações e a Santa Casa entre os principais beneficiários

A Santa Casa de Rondonópolis aparece entre os principais beneficiários que vão receber emendas impositivas dos vereadores

Os vereadores já aprovaram as emendas impositivas no orçamento municipal, que vão ser executadas ao longo do ano de 2026. As emendas impositivas representam 1,2% da receita do Município que é de R$ 2,8 bilhões. Um levantamento do A TRIBUNA junto às emendas apresentadas pelos parlamentares mostrou que um grande número de associações, entidades e sindicatos locais serão beneficiados.

Figuram como beneficiários das emendas entidades e associações religiosas, de promoção ao esporte, culturais, de proteção ambiental, de proteção animal e de assistência social.

Entre os principais beneficiários, que receberam várias emendas de diferentes vereadores estão a Santa Casa de Rondonópolis, que teve emendas direcionadas por, pelo menos, seis parlamentares; a Associação Cultura Maestro Marinho Franco, com, pelo menos, sete emendas; a Obra Kolping, com quatro; e, a Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Rondonópolis e Região Sul, com cinco.

Outras entidades e associações que tiveram pelo menos três emendas direcionadas pelos parlamentares como a Associação Cultura Império Junino, o Oratório Filhos de Dom Bosco, a Associação Resgate Vidas, o Instituto Inteação, a Apae e a Associação Divina Providência.

Figuram ainda com mais de uma emenda parlamentar a Associação de Atletismo e Esporte Inclusivo de Rondonópolis e o Hospital Paulo de Tarso.

A Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) também teve duas emendas impositivas direcionadas. Neste caso, ambas do vereador Vinícius Amoroso.

Além disso, conforme legislação municipal, do 1,2% de emendas impositivas a que tem direito os parlamentares locais, metade do valor deve ser direcionada para a saúde.

O levantamento do A TRIBUNA foi realizado junto às emendas apresentadas na pauta do dia divulgada pela Câmara Municipal, sendo que dois vereadores não especificaram os beneficiários das emendas.

Entidades, associações, Ongs e sindicatos que devem receber emendas de apenas um parlamentar não foram elencadas neste levantamento.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo