Brasil descobre adversários da Copa do Mundo: Marrocos, Haiti e Escócia serão os rivais

A Fifa realizou nesta sexta-feira (5) o sorteio que definiu os grupos da Copa do Mundo de 2026, e o Brasil foi colocado como cabeça de chave do Grupo C. A Seleção enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira etapa do Mundial.

A caminhada brasileira começa no dia 13 de junho, contra Marrocos, que terminou em quarto lugar na Copa do Catar, em 2022. O segundo compromisso será no dia 19, diante do Haiti, que volta a disputar o Mundial após mais de cinco décadas. O último duelo da fase de grupos está marcado para o dia 24, contra a Escócia, que não joga o torneio desde 1998.

Historicamente, o Brasil já cruzou com Marrocos e Escócia em outras edições da Copa — incluindo a de 1998 — e também enfrentou os escoceses em 1974, 1982 e 1990. O Haiti, por sua vez, é um adversário inédito em Copas do Mundo.

O sorteio foi realizado no Kennedy Center, em Washington (EUA), com a presença da comissão técnica do Brasil e dirigentes da CBF. Diferentemente de outros anos, o evento não incluiu a divulgação dos locais e horários das partidas, que serão anunciados pela Fifa neste sábado (6), em um segundo encontro.

A edição de 2026 traz um formato expandido, com 48 seleções divididas em 12 grupos de quatro times. Avançam à fase seguinte os dois primeiros colocados de cada grupo e, adicionalmente, os oito melhores terceiros colocados.

Os países-sede — México, Canadá e Estados Unidos — já estavam previamente distribuídos nos grupos A, B e D. Além deles e do Brasil, completam a lista de cabeças de chave as seleções de Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Definição da tabela completa

Neste sábado (6), a Fifa anunciará oficialmente os horários e estádios de cada jogo. A entidade informou que levará em consideração os fusos horários dos países envolvidos nos grupos, buscando oferecer as melhores condições tanto para os jogadores quanto para os torcedores que acompanham as partidas.

 

 

Fonte: Site Esporte MT
Crédito da Foto: Rafael Ribeiro