Margens do Arareau: Consemma autoriza obra de drenagem para conter erosão

Erosão na Avenida Marechal Rondon, próximo à cabeceira da ponte sobre o Arareau, já traz preocupação há alguns anos

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma) aprovou pedido de autorização da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) para realizar obras de reconstrução da rede de drenagem às margens do ribeirão Arareau, ao lado da ponte da Avenida Marechal Rondon, onde uma grande erosão se formou e vem aumentando nos últimos anos. A aprovação foi publicada nesta segunda-feira (1º) pela prefeitura.

Conforme o parecer do Consemma, a Sinfra solicitou a autorização para intervenção na Área de Proteção Permanente (APP) do Arareau, para executar obras de implantação do trecho final da rede de drenagem pluvial urbana no local.

Segundo o conselho, durante a apresentação do projeto, foi verificado que a obra consiste na reconstrução de galeria dupla de drenagem, anteriormente existente, que colapsou há alguns anos, causando processo erosivo significativo nas margens do Arareau e risco potencial à infraestrutura viária da Avenida Marechal Rondon.

A galeria existente apresentou falha estrutural, de acordo com o relatório apresentado ao Consemma, resultando em erosão avançada no entorno, especialmente próximo à cabeceira da ponte, com progressão do fenômeno erosivo em direção à via pública.

A reconstrução do trecho final da rede de drenagem visa, portanto, restabelecer o funcionamento da drenagem pluvial urbana, bem como estabilizar o talude erodido e impedir o agravamento da erosão. Além disso, busca a preservação da integridade da via e estruturas adjacentes, a fim de restabelecer o traçado original da tubulação.

Com a aprovação do Consemma, a Sinfra pode solicitar a licença ambiental e, posteriormente, deve marcar a data da licitação para contratar a empresa que irá executar a obra, o que não tem data definida para ocorrer em função dos trâmites necessários.

Erosão vem avançando

O A TRIBUNA já mostrou a situação da erosão às margens do Arareau, na ponte da Avenida Marechal Rondon em várias ocasiões. O buraco foi aumentando com as chuvas e o avanço da erosão é motivo de preocupação para moradores da vizinhança e condutores que trafegam diariamente pelo local. Com o avanço, a erosão passou também a ameaçar a cabeceira da ponte e a própria via.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Geral