A 36ª rodada do Brasileirão terminou nesse domingo (30) com algumas definições importantes. Na disputa pelo título, o Flamengo abriu vantagem sobre o Palmeiras (5 pontos) e pode ser campeão nesta quarta-feira (3) com um empate ou até mesmo com derrota, caso o Palmeiras não ganhe do Atlético-MG em Belo Horizonte.
Fluminense e Bahia garantiram suas classificações para a próxima edição da Copa Libertadores de 2026. O Tricolor carioca goleou o São Paulo por 6 x 0 e segue ainda brigando por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Já o tricolor baiano empatou com o Juventude por 1 x 1 em Caxias do Sul e vai para sua segunda participação seguida na Libertadores.
Assim, o futebol brasileiro já tem sete clubes confirmados na próxima edição: Flamengo (que conquistou a Copa Libertadores de 2025 no último sábado (29) em cima do Palmeiras, em Lima); Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Botafogo, Fluminense e Bahia.
Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro já estão garantidos na fase de grupos. Outros quatro clubes ainda brigam por uma das duas vagas também na fase de grupos da próxima edição da Libertadores: Mirassol (63 pontos), Botafogo (59), Fluminense (58) e Bahia (57).
Vale lembrar que mais um clube brasileiro vai se classificar para a fase de grupos da próxima Libertadores via Copa do Brasil, que está nas semifinais: Cruzeiro x Corinthians e Vasco x Fluminense. Caso Fluminense ou Cruzeiro ganhem a Copa do Brasil, mais uma vaga irá se abrir pelo Brasileirão.
Nesse cenário, sete clubes ainda podem ter chances de classificação para a fase preliminar do torneio sul-americano em 2026: São Paulo (48), Corinthians (46), Grêmio (46), Vasco (45), Red Bull Bragantino (45), Atlético-MG (45) e Ceará (43).
COPA INTERCONTINENTAL E MUNDIAL DE CLUBES
Além de alçar o Flamengo ao posto de clube brasileiro com mais títulos de Libertadores, o tetracampeonato da mais importante competição sul-americana, conquistado sábado (29), garantiu o Rubro-Negro em outros dois torneios: a Copa Intercontinental deste ano e o Mundial de Clubes de 2029, ambos organizados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
A Copa Intercontinental ocupa, no calendário, o período que era destinado ao Mundial no formato antigo, que reunia sete clubes (seis campeões continentais e um representante do país-sede), no qual as equipes da América do Sul e da Europa entravam diretamente na semifinal. Desde o ano passado, são apenas seis times, um por confederação.
A edição deste ano teve início em setembro, com o embate entre os ganhadores das Ligas dos Campeões da África (Pyramids, do Egito) e da Oceania (Auckland City, da Nova Zelândia). Os egípcios venceram (3 a 0) e se credenciaram à disputa da Copa África-Ásia-Oceania, contra o representante asiático (Al Ahli, da Arábia Saudita).
A equipe africana levou novamente a melhor (3 a 1), ergueu o troféu e se garantiu na chamada Copa Challenger, em que terá pela frente o vencedor do duelo entre Flamengo e Cruz Azul, do México, que disputam o Dérbi das Américas em Doha, também valendo taça.
O confronto será no dia 10 de dezembro, às 14h (horário de Brasília). Vale lembrar, porém, que a última rodada do Campeonato Brasileiro está marcada para 7 de dezembro, três dias antes do jogo no Catar.
Quem passar, enfrenta o Pyramids no dia 13 de dezembro, no mesmo local e horário. O ganhador dessa Copa Challenger, por fim, faz a final da Copa Intercontinental com o Paris Saint-Germain, da França, vencedor da última Liga dos Campeões da Europa. A decisão também será em Doha, no dia 17 de dezembro.
Em 2024, o Botafogo foi o representante brasileiro e sul-americano na Intercontinental. O Glorioso foi superado pelo Pachuca, do México, por 3 a 0, pelo Dérbi das Américas. O título ficou com o Real Madrid, da Espanha, que bateu os mexicanos por 3 a 0.
O Mundial de Clubes de 2029, por sua vez, ainda não tem sede definida. A América do Sul tem direito a seis vagas, sendo quatro para os campeões da Libertadores do quadriênio 2025-2028, o que significa que o Flamengo já está garantido.
O Rubro-Negro esteve na edição deste ano, nos Estados Unidos, e chegou às oitavas de final, sendo eliminado pelo Bayern de Munique, da Alemanha. Também estão com vaga assegurada: Al-Ahli, Cruz Azul, Pyramids e PSG.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Gilvan Souza/Flamengo