O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou, nesta sexta-feira (14), que uma nova frente fria associada à formação de um ciclone extratropical, próximo à foz do Rio da Prata, está prevista de chegar ao Rio Grande Sul na madrugada deste domingo (16). Esta será uma frente fria intensa para a época do ano e deverá promover fortes instabilidades em seu avanço rumo aos estados do Centro-Oeste e Sudeste.
Em Mato Grosso, a frente fria poderá causar tempestades a partir de segunda-feira (17), além de redução da temperatura. O Inmet, no entanto, reforça que devido à complexidade dos sistemas meteorológicos, as condições inicialmente previstas podem mudar intempestivamente.
Para Rondonópolis, há alerta laranja para tempestades para a segunda-feira (17) e terça-feira (18). Conforme o Inmet, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Com relação à temperatura, o Inmet prevê redução do calorão a partir da segunda-feira, quando a temperatura pode ficar entre 19ºC (mínima) e 34ºC (máxima).
A previsão para este sábado (15) é de muito calor com a temperatura máxima podendo chegar aos 39ºC, enquanto a mínima deve ficar em 24ºC. Há possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas pela manhã, à tarde e à noite.
O calor intenso deve continuar neste domingo (16), com temperatura entre 38ºC e 24ºC. O domingo deve ter muitas nuvens e há possibilidade de chuva isolada.
Para a segunda-feira, além do alerta para a possibilidade de tempestade, o calor deve diminuir um pouco com a temperatura variando entre 19ºC e 34ºC. Na terça-feira, ainda há possibilidade de chuva isolada com temperatura variando entre 19ºC e 33ºC.
Alerta da Defesa Civil
Diante dos alertas de chuvas intensas e tempestades, a Defesa Civil Municipal orientou os moradores quanto as medidas a serem adotadas para evitar acidentes.
Antes da chuva, a orientação é manter ralos e calhas sempre limpos; providenciar a poda de árvores que possam gerar riscos; retirar os aparelhos eletrônicos da tomada ou desligar o quadro geral de energia; e, colocar móveis e utensílios em locais altos.
Durante a chuva, as medidas que devem ser adotadas incluem fechar portas e janelas; observar se há entrada de água na residência; se a água alcançar a casa, ficar atento ao nível da subida das águas, mesmo à noite; e, evitar contato com a água do alagamento e higienizar o chão e as roupas com desinfetantes.
Se estiver em um veículo a orientação é dirigir para um lugar alto e esperar o nível da água abaixar; e, não parar perto de árvores ou postes, pois há riscos de quedas ou raios. Se estiver em rios ou piscinas, a Defesa Civil orienta a sair imediatamente e procurar um abrigo seguro.
Depois da chuva, se a água alcançou a residência, a orientação é lavar e desinfetar o chão, as paredes e os objetos; evitar o contato com água e lama. Usar luvas e botas ou sacos plásticos duplos nas mãos e pés; não usar água de fontes naturais ou poços depois do alagamento, pois podem estar contaminados; e, retornar para a casa apenas na luz do dia.
Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil Municipal pelo 66 99600-0059 (somente ligações).
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Rafael Michiles