O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou neste domingo (9) que os participantes do Paraná do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) que não compareceram à prova devido ao tornado poderão fazer o exame em 16 e 17 de dezembro.
Nesse sábado (8), o Governo do Paraná suspendeu a aplicação do Enem em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais afetada pelo desastre, que já deixou seis mortos e mais de 430 pessoas feridas.
Casos como o do tornado estão previstos em edital. Além desse motivo, podem solicitar a reaplicação do Enem participantes afetados por problemas logísticos e estudantes com doenças infectocontagiosas listadas pelo edital. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante do Enem.
Entre as enfermidades previstas estão coqueluche, difteria, doença invasiva por influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
Desastre
O ciclone extratropical no oeste do Paraná aconteceu após a formação de um tornado na região.
Segundo o governo do estado, cinco pessoas mortas eram de Rio Bonito do Iguaçu, dos quais três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, de 47 e 14 anos. A sexta vítima, um homem de 53 anos, era de Guarapuava.
COP30
Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, o Enem 2025 será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro. A mudança ocorreu devido à COP30, a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre mudanças climáticas, que ocorre em Belém de 10 a 21 de novembro.
Fonte: R7
Crédito da Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil