A limpeza profunda das galerias pluviais com modernos caminhões Vac-All, realizada pela Prefeitura de Rondonópolis, vem ajudando a melhorar a situação de pontos críticos do município em relação a enxurradas e alagamentos. Em regiões que já foram contempladas com o serviço, não houve registro de transtornos com a retomada das chuvas mais fortes, agora no final de 2025.
Um relatório produzido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) junto à empresa contratada para o serviço mostra que 152 bocas de lobo espalhadas pela cidade já passaram pela limpeza, entre 9 de outubro e 10 de novembro.
Até agora, as regiões com mais pontos limpos e desobstruídos foram a Avenida Presidente Médici (35), Rua Rio Branco, região do Zé Sobrinho e Jardim do Parque (25), Coophalis (16) e Vila Esperança (15).
O prefeito Cláudio Ferreira implantou a tecnologia Vac-All para a limpeza profunda de galerias pluviais na cidade antes do começo do período chuvoso. O serviço combina jato de água em alta pressão e sucção a vácuo — retirando entulhos e sedimentos que bloqueiam o escoamento das águas.
Em uma analogia, é como se fosse um grande aspirador de pó, que aspira todo o resíduo para o descarte adequado, conseguindo limpar profundamente o duto das galerias.
Antes do serviço, as galerias de águas pluviais e bocas de lobos da cidade estavam, em sua maioria, totalmente entupidas de terra e sedimentos, gerando alagamentos em diversas regiões.
A eficiência do serviço ajudou, conforme o verificado nas últimas chuvas mais fortes, a melhorar a situação dessas regiões que antes sofriam com alagamentos e enxurradas. Agora, no final de 2025, os trechos contemplados não apresentaram enxurrada ou pontos de alagamentos, com o escoamento fluindo normalmente.
Os trabalhos de limpeza em bocas de lobo pela Prefeitura de Rondonópolis seguem em andamento na cidade, com atuação em outros pontos críticos existentes.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Ednilson Aguiar