Palestra: Centro Judiciário de Rondonópolis leva a cultura do diálogo ao 18º GAC

O juiz coordenador do Cejusc, Wanderley José dos Reis, ministrou a palestra no Exército focada em técnicas de conciliação e mediação

Em um movimento histórico que perpassa os limites do Fórum e reforça o compromisso do Poder Judiciário de Mato Grosso (TJMT) com a difusão da cultura da paz em todos os segmentos sociais, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Rondonópolis, sob coordenação do juiz Wanderlei José dos Reis, realizou uma palestra para militares do Exército Brasileiro.

A atividade ocorreu na manhã desta quinta-feira (6 de novembro), no 18º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) em Rondonópolis, e contou com a presença do comandante da unidade militar, tenente-coronel Deivid Neto de Oliveira, integrando a agenda de ações educativas do Cejusc local durante a XX Semana Nacional da Conciliação.

A palestra ministrada a mais de 150 pessoas entre oficiais, subtenentes e sargentos, alunos do NPOR e cabos e soldados, abordou temas centrais como a comunicação não-violenta, o gerenciamento de emoções e a busca por soluções que atendam aos interesses mútuos, reforçando que a autocomposição é um caminho de “ganha-ganha”.

O juiz Wanderlei Reis, ex-militar de carreira do Exército Brasileiro, destacou a relevância de levar a temática à instituição federal.

“Levar o conhecimento dos métodos consensuais a uma instituição tão fundamental quanto o Exército é um passo estratégico. Estamos informando e capacitando líderes e cidadãos. O militarismo é calcado na hierarquia e disciplina e a conciliação mostra que o diálogo eficaz é uma poderosa ferramenta de resolução de conflitos, promovendo a inteligência emocional inclusive na gestão de crises. O Cejusc tem a missão de semear a paz em todas as esferas, e os militares são importantes multiplicadores dessa cultura”, destacou o magistrado.

O juiz coordenador do Cejusc ministrou a palestra no Exército focada em técnicas de conciliação e mediação, adaptando os princípios dos métodos consensuais para o ambiente militar e a vida cotidiana dos participantes, enfatizando a importância da pacificação social.

Ele enfatizou como a capacidade de mediar e conciliar pode ser uma ferramenta valiosa, tanto na gestão de conflitos interpessoais dentro da caserna, quanto nas relações dos militares com a sociedade civil, apontando as vantagens da autocomposição.
A palestra ministrada aos militares do Exército integra o Projeto “Conhecendo o Cejusc de Rondonópolis”, que tem marcado a atuação do Judiciário local na Semana Nacional da Conciliação, além dos mutirões com mais de 300 audiências designadas.
UNIVERSIDADES

A maratona de palestras também incluiu a apresentação aos acadêmicos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), com visita da equipe do Cejusc, e aos alunos da Universidade Uniasselvi, nos dias 4 e 5 de novembro.

O Cejusc de Rondonópolis reforça, assim, seu papel não apenas como centro de solução de conflitos, mas como um polo de irradiação da cultura do diálogo e da Justiça consensual no sudeste de Mato Grosso.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação