Segurança: PM está mobilizada para “Operação Enem” neste domingo

Os policiais atuarão no transporte das provas e também na segurança dos locais de prova

Em Rondonópolis, a Polícia Militar estará mobilizada para atuar neste domingo (9) para garantir a segurança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar de Rondonópolis serão, ao menos, 45 policiais envolvidos diretamente na Operação Enem 2025 na cidade.

Os policiais atuarão no transporte das provas e também na segurança dos locais de prova. Além dos 45 policiais, três viaturas estarão especialmente destinadas para a operação.

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que mobilizará mais de 950 policiais militares para a segurança do Enem, tanto neste domingo como no próximo domingo (16). As provas serão realizadas em 57 municípios do Estado.

De acordo com a Sesp, a Operação Enem 2025 atuará em três etapas. A primeira é a escolta das provas durante a distribuição para o interior de Mato Grosso, que começou nesta quinta-feira (6). O segundo é o policiamento nos locais das provas. Por terceiro e último, os militares realizarão a escolta reversa das provas, após a aplicação do exame.

Em Mato Grosso, 80.429 pessoas estão inscritas para fazer o Enem. As provas serão aplicadas em 217 locais distribuídos por 57 municípios.

Nos dias de aplicação, será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle na sede da Sesp, que reunirá representantes das forças de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal, além de setores da iniciativa privada que prestam serviços de energia, telefonia, entre outros, para assegurar o bom funcionamento das operações.

De acordo com o secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, o programa Vigia Mais MT terá papel fundamental no acompanhamento e monitoramento da aplicação das provas.

“Teremos o acompanhamento em tempo real, com apoio do programa Vigia Mais MT, que será fundamental para garantir a aplicação das provas sem intercorrências. Com a participação de todos os órgãos em um só local, podemos discutir as demandas e buscar soluções imediatas caso ocorra algum problema nas escolas ou em seu entorno”, afirmou o secretário adjunto.

No primeiro domingo de aplicação, os candidatos farão as provas nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação. No segundo, será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. O resultado final está previsto para 13 de janeiro de 2026. 

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo