Atendimento pré-hospitalar: Capacitação na área da saúde vai movimentar Roo neste fim de semana

Devido ao treinamento, a população vai presenciar viaturas do Samu, Saúde e Bombeiros passando, algumas vezes em comboio, pelas ruas da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, neste fim de semana, a parte prática da 1ª Imersão em Urgência e Emergência de Rondonópolis, capacitação com foco no atendimento pré-hospitalar para profissionais do Município e região. É a primeira ação desse tipo realizada no Sudeste do estado.

O trabalho começou na semana passada com a parte teórica, realizada nos dias 1º e 2 de novembro para 280 profissionais, das cidades de Rondonópolis, Alto Garças, Campo Verde, Primavera do Leste, Jaciara e Paranatinga.

Neste sábado (8) e domingo (9), a parte prática do treinamento, que será realizada no Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes, deve movimentar a cidade.

Organizada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela UPA de Rondonópolis, a imersão vai realizar simulações realistas de atendimento pré-hospitalar com vítimas de acidentes, como, por exemplo, uma explosão com feridos, acidente de motocicleta com feridos, capotamento de veículo com vítimas e até mesmo um acidente de ônibus com múltiplos feridos.

O treinamento será completo, desde o chamado para o socorro até a entrega do paciente atendido na UPA, reproduzindo assim todo o ciclo que um profissional precisa seguir para salvar vidas.

Devido à imersão, a população vai presenciar viaturas do Samu, Saúde e Bombeiros passando, algumas vezes em comboio, incluindo também a participação de veículos do 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC).

“Importante ressaltar que essa movimentação de ambulâncias vai acontecer e os moradores não devem se assustar. Será somente pelo treinamento, algo necessário para melhorar a cada dia o trabalho dos nossos servidores que atuam nessa linha de frente e são fundamentais no dia a dia”, explica o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

O secretário destacou ainda a importância de Rondonópolis, que é uma cidade polo, contribuir com os municípios vizinhos.

“Fizemos questão de convidar os profissionais das outras cidades e oferecer esse treinamento para todos, visando garantir atendimento de qualidade não apenas para os moradores da nossa cidade, mas também para todos que vivem no Sudeste de Mato Grosso”, explica o secretário.

 

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Marcos Miraglia