Criminosos voltaram a aplicar golpes em familiares de pacientes internados em hospitais de Rondonópolis. Desta vez, o alerta foi feito pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), que informou que familiares de três pacientes do Hospital Regional de Rondonópolis relataram recebimento de mensagens de golpistas, que solicitam valores para compra de medicamentos.
Diante da situação, a SES/MT alertou que o Hospital Regional, nem qualquer outro da rede estadual, realiza a cobrança de valores por serviços ofertados via Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos, exames e medicamentos ofertados por essas unidades são 100% gratuitos.
A Pasta orientou que os familiares e pacientes hospitalizados não realizem qualquer tipo de transação financeira e que denunciem esse tipo de prática.
“O Hospital Regional de Rondonópolis não cobra por qualquer tipo de serviço, assim como todas as unidades da Rede Estadual de Saúde. O SUS é gratuito e universal, denunciem qualquer tentativa de cobrança, pois é golpe”, assegurou a diretora da unidade, Milena Polizel.
Golpe recorrente
Esse tipo de golpe vem sendo recorrente em Rondonópolis. Reportagens do A TRIBUNA já retrataram situações semelhantes em várias ocasiões. Em julho do ano passado, por exemplo, reportagem mostrou que pacientes da Santa Casa de Rondonópolis e familiares estavam sendo vítimas de tentativa de golpes.
Pacientes e parentes eram contatados pelos golpistas que pediam pagamentos, via PIX, por procedimentos médicos que, supostamente, não seriam cobertos por planos de saúde ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Antes disso, em março de 2024, a Polícia Civil deflagrou em Mato Grosso a Operação Hospital Seguro, com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão domiciliar contra suspeitos de aplicarem golpes em pacientes e familiares em Rondonópolis, Pedra Preta, Tabaporã e Sorriso.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Secom/MT