Maioria apoia fim da cobrança por mala de bordo aprovada no Congresso

O texto aprovado pelos deputados proíbe a cobrança pela bagagem de mão, garantindo o transporte gratuito de um item de até 12 quilos

Uma pesquisa realizada pelo Gazeta Digital mostrou que a grande maioria dos internautas é favorável ao fim da cobrança por mala de bordo nos voos. O resultado vem à tona no mesmo momento em que a Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o projeto de lei que proíbe a cobrança por bagagem de mão e garante o despacho gratuito de até 23 quilos em voos domésticos e internacionais.

De acordo com a enquete, 82% dos participantes consideram a medida “extremamente necessária”, defendendo que pelo menos a mala de bordo, de até 10 quilos, deve ser gratuita. Outros 11% afirmaram concordar com a cobrança somente se isso reduzir o preço das passagens, enquanto 6% disseram que a mudança não faz diferença, já que viajam pouco ou nunca de avião.

O que muda com o projeto aprovado

O texto aprovado pelos deputados proíbe a cobrança pela bagagem de mão, garantindo o transporte gratuito de um item de até 12 quilos. Além disso, as companhias deverão oferecer despacho gratuito de uma mala de até 23 quilos por passageiro. O projeto também veta a cobrança pela marcação de assento padrão em voos nacionais e internacionais.

A proposta ainda precisa passar pelo Senado Federal antes de ser sancionada e entrar em vigor.

A cobrança separada por bagagens foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2017, sob o argumento de que isso reduziria o preço das passagens. Desde então, o tema virou alvo de críticas, já que os bilhetes aéreos continuaram subindo, mesmo com a cobrança adicional.

 

 

Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto:  Rovena Rosa/Agência Brasil