O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) fez um alerta à população quanto ao furto recorrente de hidrômetros que vem registrando na cidade.
Conforme a autarquia municipal, somente neste mês de outubro, foram registradas 30 ocorrências de furto desses equipamentos que são responsáveis por medir o consumo e levar água até as residências. A maior parte dos casos foi registrada na região central de Rondonópolis e bairros próximos.
A preocupação, segundo destacou o Sanear é, principalmente, com os consumidores que acabam sendo prejudicados, ficando sem fornecimento de água quando os hidrômetros são furtados até que estes possam ser substituídos.
Ao mesmo tempo, o furto dos equipamentos prejudica o sistema público, porque cada hidrômetro furtado precisa ser substituído, gerando custo de reposição e mão de obra.
Diante da situação, o Sanear está orientando a população para, em casos de furto ou tentativas de furto dos equipamentos, fazer o registro de um boletim de ocorrência, bem como comunicar imediatamente o Sanear para que seja feita a substituições e o restabelecimento do fornecimento de água.
Para tentar evitar que novos furtos continuem ocorrendo, a autarquia municipal informou que está reforçando o monitoramento e trabalhando em parceria com as forças de segurança para identificar os responsáveis.
A suspeita, conforme destacou o Sanear, é de que os hidrômetros estejam sendo levados para revenda como sucata em função do metal presente nas peças.
Esta não é a primeira vez que a autarquia enfrenta problemas com furtos de hidrômetros. Desde 2020, casos vinham sendo registrados de tempos em tempos, inclusive, com prisões realizadas.
Moradores que perceberem movimentação suspeita próximo aos padrões de água podem acionar a Polícia Militar (190) ou o canal de atendimento da Sanear 0800 647 2424.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação