A prefeitura de Rondonópolis quer combater a proliferação de plantas invasoras na cidade. Uma portaria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, publicada nesta semana, definiu duas espécies arbóreas exóticas como invasoras, que devem ser retiradas das áreas públicas da cidade.
Conforme a portaria, a espécie exótica invasora possui capacidade de se propagar espontaneamente, cuja introdução ou dispersão, intencional ou não, pode ameaçar ecossistemas, habitats ou espécies e causar impactos ambientais, econômicos, sociais ou culturais. As espécies arbóreas exóticas listadas como invasoras em Rondonópolis são a leucena e a Albizia lebbeck.
A leucena é uma planta com origem no México e que foi introduzida no Brasil. Algumas cidades brasileiras, como Campo Grande (MS), já incluíram a espécie como invasora e passaram a adotar medidas para sua erradicação.
Do mesmo modo, a Albizia lebbeck é originária da Ásia e é considerada uma espécie invasora no território brasileiro.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, as espécies exóticas invasoras têm potencial de produzir híbridos ao cruzar com espécies nativas, eliminando genótipos originais e ocupando o espaço de espécies nativas, levando-as a diminuir em abundância e extensão geográfica e, consequentemente, aumentando os riscos de extinção de populações locais.
Ainda, conforme a Pasta, a introdução de espécies exóticas invasoras a um determinado ambiente é considerada pela comunidade científica a segunda maior causa da perda de biodiversidade do planeta, além de produzirem mudanças nas cadeias tróficas, na estrutura, nos processos evolutivos, na dominância, na distribuição da biomassa e nas funções de um dado ecossistema, provocando também alterações nas propriedades ecológicas do solo e na ciclagem de nutrientes.
A Secretaria de Meio Ambiente ainda esclarece que a medida contribuirá para a preservação da biodiversidade local, a melhoria da qualidade do ambiente urbano e a promoção de um futuro mais sustentável para o município.
Fonte: A Tribuna MT
Credito da Foto: Divulgação