O Paço Municipal informou que deve ser feita uma convocação de candidatos classificados em cadastro de reserva do concurso público da educação de 2023, que está vigente até o dia 31 de novembro deste ano. Conforme a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, estão sendo concluídos os últimos levantamentos técnicos necessários para a realização da convocação.
Segundo a Pasta, assim que finalizadas as etapas de verificação e validação, o cronograma de convocações será amplamente divulgado pelos canais oficiais da prefeitura.
A intenção, conforme a Educação, é garantir a atualização das demandas de pessoal nas unidades escolares e assegurar a convocação dentro dos critérios de transparência, legalidade e eficiência administrativa.
Além disso, a prefeitura informou que já estuda a realização de um novo concurso público, mais amplo e abrangente, que contemple as necessidades de todas as secretarias municipais, incluindo a educação, fortalecendo assim a estrutura administrativa e aprimorando a prestação dos serviços à população.
A informação que confirma que será realizada mais uma convocação de candidatos aprovados vem em um momento de cobranças para a prorrogação do concurso por mais dois anos por parte dos profissionais que estão no cadastro reserva.
Na semana passada, o vereador Vinícius Amoroso (PSB) informou que pretende convocar os secretários municipais de Educação, Carlos Júnior, e de Administração, Gestão de Pessoas e Inovação, Luciano Rodrigues, para que possam explicar qual é a intenção da administração com relação ao concurso.
O requerimento de convocação chegou a ser apresentado, contudo, acabou sendo retirado da pauta de votação após um erro na redação, que incluiu a convocação do secretário de Governo de forma equivocada. A expectativa é que o requerimento possa ser votado na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal.
O vereador defende que a gestão faça mais uma convocação de aprovados ou prorrogue o prazo do concurso. Segundo ele, a maior parte dos profissionais que aguardam convocação já atuam na rede municipal como professores contratados.
O concurso da educação de 2023 somente previa vagas em cadastro reserva e a gestão municipal acabou convocando aproximadamente mil professores aprovados.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo