Jovem é internado na UTI e recebe antídoto contra metanol em Cuiabá

De acordo com a Secretaria de Saúde da Capital, diante do quadro, o paciente segue sob monitoramento das equipes médicas

Jovem de 24 anos, com suspeita de intoxicação por metanol, foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase, em Várzea Grande, para a Unidade de Terapia Intensiva (UPA) do Hospital Municipal de Cuiabá. Nesta segunda-feira (20), ele recebeu a segunda dose do Fomepizol, antídoto utilizado no combate a substância no organismo. Ele ainda espera laudo de exame que irá comprovar a origem da intoxicação.

Conforme noticiado, o jovem de 24 anos chegou à UPA Ipase em uma cadeira de rodas, apresentando fraqueza, mal-estar, fala entrecortada e sintomas neurológicos. Segundo o médico que o atendeu, ele relatou ter ingerido bebidas alcoólicas destiladas com amigos, entre elas whisky e vodka, quando começou a sentir náuseas cerca de 3 horas após o consumo. 

De acordo com a Secretaria de Saúde da Capital, diante do quadro, o paciente segue sob monitoramento das equipes médicas. Ele está sendo tratado com o medicamento que atua como inibidor da enzima álcool desidrogenase, impedindo que o metanol seja metabolizado pelo organismo e evitando complicações graves.

O paciente passou por avaliação oftalmológica, que identificou neurite óptica bilateral, inflamação do nervo óptico em ambos os olhos, que causa sintomas como perda de visão, dor ocular, dificuldade com a visão de cores e sensibilidade à luz. Ele também foi avaliado pela equipe de neurologia, que solicitou uma ressonância magnética de crânio para análise detalhada do quadro clínico.

Ainda conforme o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o paciente encontra-se acordado, alimentando-se normalmente e respirando sem suporte de oxigênio. Os exames laboratoriais foram coletados e o caso foi devidamente notificado pelo município de origem.

O diretor do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, Romário Barros, informou que o estado de saúde do paciente é considerado estável e que ele segue recebendo todos os cuidados necessários.

“O paciente está consciente, clinicamente estável e segue sob monitoramento na UTI, com suporte de uma equipe multiprofissional. Estamos acompanhando a evolução do quadro de perto, garantindo o tratamento adequado”, destacou.

Tratamento
Na última quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá recebeu 28 ampolas do antídoto Fomepizol, distribuídas à farmácia da emergência do HMC. O medicamento é utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, substância altamente tóxica encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas, e faz parte de uma ação nacional de reforço do estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS).

A intoxicação por metanol pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia intensa, confusão mental, tontura e visão turva. Em casos mais graves, pode evoluir para lesões do nervo óptico, cegueira ou até óbito. O tratamento específico inclui o uso de antídotos como o Fomepizol ou o etanol (álcool etílico a 100%), que bloqueiam a transformação do metanol em metabólitos tóxicos.

Cuidados:
- Evite consumir bebidas alcoólicas sem procedência comprovada;
- Em caso de ingestão de bebida suspeita, procure imediatamente atendimento médico;

- Fique atento a sintomas como enjoo, dor abdominal, tontura, visão embaçada ou confusão mental;
- Não espere a piora dos sintomas, a rapidez no atendimento é essencial para evitar complicações.

 

 

Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Chico Ferreira