Alerta do Detran: Licenciamento 2025 para veículos com placa final 0 vence em 31 de outubro

Proprietários têm pouco mais de uma semana para quitar a taxa e evitar multa gravíssima, 7 pontos na CNH e a remoção do veículo

Os proprietários de veículos com placa final 0 em Mato Grosso devem ficar atentos: o prazo para o pagamento da taxa do Licenciamento Anual de 2025 se encerra na próxima quinta-feira, 31 de outubro. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) alerta que a regularização é obrigatória para a circulação do veículo e que trafegar com o licenciamento vencido acarreta penalidades severas.

A guia para pagamento da taxa pode ser emitida de forma rápida e online, tanto pelo site oficial do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br), na opção “Consulte Seu Veículo”, quanto pelo aplicativo MT Cidadão, disponível para smartphones.

O Detran-MT reforça a recomendação para que os proprietários não deixem o pagamento para o último dia, a fim de evitar congestionamentos nos sistemas bancários ou possíveis atrasos na compensação do pagamento, o que poderia deixar o veículo em situação irregular mesmo com a taxa quitada.

As consequências de andar irregular

Conduzir um veículo que não esteja devidamente licenciado é considerado uma infração de trânsito de natureza gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As consequências para o motorista flagrado nessa situação são pesadas:

    Multa no valor de R$ 293,47.
    7 pontos acrescidos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
    Remoção do veículo para o pátio, gerando custos adicionais com guincho e diárias.

Atenção: Licenciamento só é válido com todos os débitos pagos

Um ponto crucial destacado pelo Detran-MT é que o simples pagamento da taxa de licenciamento não garante a regularização do veículo. Para que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) seja liberado, é indispensável que todos os débitos atrelados à placa estejam quitados.

Isso inclui o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), eventuais multas de trânsito vencidas e quaisquer outras pendências administrativas ou jurídicas que o veículo possa ter.

A consulta completa da situação do veículo pode ser feita nos mesmos canais de emissão da guia.

O documento agora é digital (CRLV-e)

Após a confirmação do pagamento de todos os débitos, o CRLV-e é liberado para o proprietário. O documento não é mais impresso em papel-moeda (o antigo “verdinho“). Ele pode ser salvo como um arquivo em PDF no celular ou, se o motorista preferir, pode ser impresso em uma folha de papel comum (A4).
Ambas as versões, digital e impressa, possuem a mesma validade jurídica.

A autenticidade e a segurança são garantidas por um QR Code presente no documento, que pode ser lido por agentes de trânsito e está conectado diretamente à base de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), permitindo a verificação imediata de sua validade.

É obrigatório que o condutor porte o documento (seja no celular ou impresso) durante a condução do veículo.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Kamila Nascimento/Detran-MT