Recomendações: MPMT identifica problemas em postos de saúde de Roo

O Posto de Saúde da Cohab é um dos que aparece na lista de recomendações do Ministério Público

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) encontrou problemas em mais de 80 postos de saúde de Rondonópolis e notificou a Secretaria Municipal de Saúde, recomendando que sejam adotadas providências quanto às situações apontadas em cada uma das unidades básicas de saúde.

O prazo para adotar as recomendações é de até 45 dias. As notificações são de sexta-feira (10) e segunda-feira (13).

Nas notificações recomendatórias, a promotora de Justiça Joana Bertoni Ninis, explica que os postos de saúde de Rondonópolis vêm sendo acompanhados desde 2023 por meio de procedimento administrativo do Plano de Ação do Projeto “Atenção básica, prioridade!” do Planejamento Estratégico Institucional 2024/2031, biênio 2024/2025, do MPMT, que prevê como objetivo estratégico, na área da cidadania, “promover ações visando elevar os índices de conformidade das Unidades Básicas de Saúde em todo estado de Mato Grosso de acordo com as normativas do Sistema Único de Saúde”.

Em Rondonópolis, várias fiscalizações foram feitas desde 2023, que geraram notificações recomendatórias ao município para solução dos problemas identificados nas unidades básicas de saúde.

Nas atuais recomendações, a promotoria destaca que, embora os problemas identificados não estejam afetando sobremaneira os atendimentos à população nos postos de saúde, devem ser sanados.

Os problemas identificados variam conforme a unidade básica, mas entre eles estão falta de climatização em algumas, falta de salas e equipamentos de nebulização, falta de cadeira de rodas ou cadeira ginecológica, problemas estruturais físicos, e até falta de alvarás sanitários e de localização em determinadas unidades.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo