Tratativas: Procon e Energisa buscam saída para reduzir reclamações sobre energia

Equipes do Procon e da concessionária de energia durante reunião na tarde sexta-feira

Equipes do Procon de Rondonópolis e da concessionária de energia Energisa se reuniram na tarde desta sexta-feira (10), na sede do Procon, para discutir as demandas dos consumidores referentes a cobranças de valores considerados majorados pelos clientes, cortes do fornecimento de energia e o protesto das faturas em atraso.

A iniciativa foi do Procon de Rondonópolis diante da concessionária ser a campeã de reclamações do órgão de defesa do consumidor local. Somente no mês de setembro, a empresa foi responsável por 10% das reclamações dos consumidores.

O coordenador executivo do órgão, Rubson Guimarães, explanou sobre as queixas diárias dos clientes e destacou que deseja trabalhar para que haja redução na demanda de reclamantes.
O órgão possui linhas de negociação direta com pessoas da ouvidoria, porém as tratativas geralmente se baseiam em parcelamento de contas, mesmo diante de reclamações cuja contestação é a majoração no valor da fatura.

O assessor institucional e governamental da concessionária, Luiz Carlos Moreira Júnior, informou os processos relativos aos casos relatados explicando os procedimentos da empresa e se prontificou a estar mais presente ao mercado consumidor rondonopolitano.

Entre as propostas apresentadas, estão a abertura de mais canais diretos com a ouvidoria em Cuiabá e a possibilidade de uma pessoa da Energisa dentro do Procon, por um determinado tempo, com autonomia de negociação e também com informações para explicar aos clientes o porquê da cobrança de valores que majoram as contas.

Para Rubson, a reunião foi muito positiva com ambas as partes trabalhando para melhorar o atendimento ao consumidor.

“Entendemos que quando há redução nas reclamações é porque a sociedade está mais satisfeita com o serviço prestado. Apenas começamos este diálogo”, ressaltou lembrando que as tratativas terão sempre como base a legislação em vigor.

Também estiveram presentes, a ouvidora da Energisa, Danyelle Pacheco, a Apoio Institucional e Atendimento ao Poder Público e a Grandes Clientes, Mayara Fares, além de integrantes das equipes de reclamação, fiscalização e assessoria jurídica do Procon Rondonópolis.

 

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação/Assessoria