Culinária local: Espetinho é declarado por lei prato oficial da cidade

O espetinho já faz parte da tradição culinária e cultural local há vários anos

O espetinho passa a ser prato oficial e patrimônio cultural imaterial do Município de Rondonópolis. A lei 14.440, de 25 de setembro de 2025, que declara o espetinho como prato oficial da cidade, foi promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Schuh (PL) e publicada ontem (2).

A lei, de autoria do presidente da Casa Legislativa, detalha o espetinho, compreendendo sua forma de preparo, os variados ingredientes utilizados (carne bovina, frango, linguiça, queijo, entre outros) e os acompanhamentos tradicionais e destaca que a iguaria é composta por pequenos pedaços de carne, frango, linguiça ou outros ingredientes, espetados em um palito e assados em brasa no estilo do churrasco, com a presença de temperos e marinadas característicos da culinária local.

Além disso, também estabelece que o Poder Executivo Municipal, por meio dos órgãos competentes, deverá incentivar e promover a valorização, a preservação e a divulgação do espetinho como parte integrante do patrimônio cultural de Rondonópolis, podendo apoiar eventos, festivais e outras iniciativas que visem o reconhecimento e a perpetuação dessa tradição.

O espetinho já faz parte da tradição culinária e cultural local há vários anos. Os “espetinhos” são vendidos em várias esquinas da cidade e são ponto de encontro da comunidade. Ele está presente até no cardápio do café da manhã de muitos rondonopolitanos.

Com a lei, fica oficializado o espetinho como prato oficial de Rondonópolis, fortalecendo o seu papel na cultura e tradição local.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo