A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) vai realizar, no dia 4 de outubro, em Rondonópolis, o 4º Encontro Técnico de Pecuária. O evento acontecerá no Espaço Ideia’s e terá uma programação voltada ao compartilhamento de conhecimento técnico, troca de experiências entre pecuaristas e debates sobre as principais inovações que estão moldando a nova pecuária brasileira.
A expectativa é de que o encontro reúna pecuaristas, pesquisadores e demais profissionais técnicos da cadeia pecuária. Além do time de pesquisadores da Fundação MT, também foram convidados especialistas da Embrapa, da Universidade Federal de Rondonópolis e pecuaristas.
Os temas discutidos serão: sustentabilidade, tecnologia, manejo de pastagens, nutrição, genética, controle de pragas e uma palestra dedicada à produção de leite, com abordagem aos desafios e oportunidades desse setor.
De acordo com Thiago Trento, pesquisador de pecuária da Fundação MT, o objetivo do evento é oferecer conhecimento prático e estratégico para contribuir com o desenvolvimento sustentável e a alta performance na produção pecuária.
“O evento busca aproximar produtores, técnicos, pesquisadores e empresas do setor, trazendo discussões sobre tecnologias aplicadas, estratégias de manejo, uso eficiente de recursos e práticas sustentáveis que assegurem maior produtividade e lucratividade”, destaca.
O tema desta edição é “Pecuária com ciência: mais valor em cada arroba” e reforça a importância da ciência no avanço da pecuária nacional.
“Graças aos estudos científicos, foi possível compreender melhor o manejo de pastagens, a nutrição dos rebanhos, o controle de pragas e doenças, como também o uso eficiente de recursos naturais”, explica Thiago Trento.
“Essas pesquisas se transformam em tecnologias e práticas de manejo que aumentam a produtividade, reduzem custos e tornam a atividade mais sustentável. Dessa forma, a ciência não apenas garante maior eficiência na produção, mas também fortalece a pecuária brasileira frente às exigências de mercado, tanto nacional quanto internacional”, ressalta.
DETALHES DA PROGRAMAÇÃO
Um dos destaques da programação é o painel sobre inovação tecnológica, que vai detalhar o uso de drones, sensores e inteligência de dados aplicados à gestão das propriedades.
“A ideia é trazer um olhar ‘do alto’, explorando como essas tecnologias têm transformado a forma de gerir propriedades pecuárias. O uso de drones, destacando aplicações como monitoramento de áreas, coleta e processamento de dados, integração com softwares de gestão e apoio à tomada de decisão”, comenta Trento.
O mesmo painel também propõe uma análise a partir do “chão” das propriedades pecuárias.
“Abordará máquinas, equipamentos e sistemas voltados à infraestrutura e ao manejo direto dos animais e pastagens”, explica o pesquisador.
A organização do encontro garante que será um dia intenso de troca de informações. Especialistas, pesquisadores e pecuaristas apresentarão resultados de estudos recentes, aplicados diretamente à realidade do campo.
“Essa conexão entre ciência, prática, inovação tecnológica e gestão sustentável, além de discutir as tendências do setor e os desafios frente às novas exigências de mercado, é o que torna o evento tão completo e relevante para toda a cadeia pecuária”, finaliza Thiago Trento.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo