Desafios: Defensoria debate inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Superintendente da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, Taís Augusta de Paula, fala sobre inclusão e mercado de trabalho

No mês da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, defensores e servidores públicos da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) tiveram a oportunidade de refletir sobre as barreiras, visíveis e invisíveis, que limitam a inclusão social e profissional desse público.

A dinâmica foi conduzida pela professora, palestrante motivacional e atual superintendente da Pessoa com Deficiência do Governo de Mato Grosso, Taís Augusta de Paula, primeira mulher com deficiência a ocupar o cargo no estado, durante a palestra “Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência nas Relações de Trabalho”. O evento foi realizado nesta sexta-feira (19), na Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso, em Cuiabá.

“Aproveitamos este mês para falar sobre nossas dificuldades nos esportes, no trabalho, no lazer. Eu gostaria, de coração, de não precisar ter um mês para falar de nossas dificuldades, gostaria de sair da minha casa e não encontrar nenhum obstáculo, principalmente o estrutural, porém, precisamos de um dia de alerta. Mas, sabem o que mais mata as pessoas com deficiência? São as barreiras atitudinais. Os olhares de indiferença, de invisibilidade. Pessoas com deficiências podem e merecem ser protagonistas de sua própria história”, disse.

Tais informou aos presentes que ela é um exemplo prático de seu conselho, porque na vida, superou as adversidades e conseguiu se integrar.

“Eu sou uma mulher que tinha tudo para dar errado. Eu nasci saudável, não tinha doença nenhuma, mas com dois anos de idade tive poliomielite e era filha de mãe solteira, muito pobre e morando em bairro periférico. Mas, desde muito cedo, minha mãe despertou em mim que eu poderia ser protagonista de minha própria vida, por meio dos estudos e hoje, estou aqui, falando de acessibilidade para vocês”, disse.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação/assessoria