Vila Aurora e Santa Cruz: Prefeitura cria comissão para avaliar serviços prestados por cemitérios

Rondonópolis conta, atualmente, com quatro cemitérios, sendo que dois – Vila Aurora e Santa Cruz – estão concedidos à iniciativa privada

A prefeitura criou uma comissão especial, atendendo notificação do Ministério Público de Mato Grosso, para apurar, avaliar e propor melhorias na gestão dos cemitérios municipais da Vila Aurora e Santa Cruz (Lourencinho). A comissão, formada por quatro servidores municipais, terá prazo de 60 dias para conclusão dos trabalhos, sendo que esse prazo pode ser prorrogado por igual período caso seja necessário.

A portaria que cria a comissão especial foi assinada pelo secretário Municipal de Administração, Gestão e Inovação, Luciano Rodrigues, com data de 17 de setembro.

A comissão especial terá que avaliar e propor melhorias na gestão e prestação dos serviços públicos de administração e exploração dos dois cemitérios municipais. Deverá ainda estudar e propor medidas para a realização de uma nova licitação para a concessão dos cemitérios.

Foram definidos como membros da comissão os servidores Wender Bruno Pereira da Silva; Lucas Henrique Souza Modolon; Uillerson Ferreira da Silva e Caio Lucas Dueti Santos.

Rondonópolis conta, atualmente, com quatro cemitérios, sendo que dois – Vila Aurora e Santa Cruz – estão concedidos à iniciativa privada, que é a responsável pela gestão e prestação dos serviços.

Os outros dois cemitérios – São João Batista (Mata Grande) e Vila Paulista – continuam geridos pelo próprio município, responsável pela administração e prestação dos serviços.

Vereadores defenderam revisão

A concessão dos cemitérios da Vila Aurora e Santa Cruz e os serviços prestados foram questionados, recentemente, por vereadores na Câmara Municipal. Em julho, o vereador Ibrahim Zaher (MDB) criticou os valores praticados pela empresa por terrenos, classificando os valores como “abusivos”.

O vereador também destacou, na ocasião, que deveria ser feita uma revisão da concessão dos cemitérios que, segundo ele, está vencida. O emedebista defendeu a realização de uma nova licitação.
Concessão em 1995

Em 2019, a prefeitura chegou a anunciar que realizaria uma nova concessão dos cemitérios municipais. Na ocasião, informou que o contrato de concessão do cemitério da Vila Aurora foi firmado em 1995, com prazo de 10 anos, prorrogável por mais 10 anos. No entanto, o processo de licitação não teve andamento.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo