Semana do trânsito: Escolinha de trânsito leva conscientização às crianças nas escolas

Usando uma forma lúdica e divertida, a Semob proporcionou às crianças vivenciarem situações que fazem parte do dia a dia nas ruas

A Escola Municipal Professora Evânia Rodrigues da Silva, na região do Jardim Tropical, recebeu, ontem (18), a inauguração da Escolinha de Trânsito, um projeto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura de Rondonópolis.

A iniciativa busca conscientizar, desde cedo, os futuros condutores e atuais pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito. A ação marca o início da Semana Nacional do Trânsito, que vai até o dia 25 de setembro.

Usando uma forma lúdica e divertida, a Semob proporcionou às crianças vivenciarem situações que fazem parte do dia a dia nas ruas, como atravessar na faixa de pedestre, respeitar o semáforo e compreender a função das placas de sinalização.

O espaço montado na quadra poliesportiva conta até mesmo com radar de velocidade, simulando a realidade do trânsito da cidade, e veículos elétricos como carros e motocicletas além de bicicletas.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, a ação tem como principal objetivo formar cidadãos mais conscientes.

“Nosso objetivo é termos um trânsito mais seguro e isso vem desde a conscientização dos condutores, educar desde criança para um trânsito mais seguro”, reforçou.

A iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano reforça a importância de reduzir a velocidade para preservar vidas com o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”.

Para a diretora da escola, Pâmela Mayara, o aprendizado vai além da sala de aula.

“As crianças se tornam agentes de transformação, é uma ação extremamente importante, porque as próprias crianças levam essa conscientização para os adultos e chamam a atenção no momento que está ali com os pais no carro ou na moto, essa é uma iniciativa que funciona”, explicou.

A Escolinha de Trânsito nasceu com a missão de formar, desde cedo, cidadãos conscientes e responsáveis visando uma mobilidade urbana segura para todos. A expectativa é que o projeto se expanda para outras unidades escolares do município, fortalecendo a cultura da educação no trânsito e contribuindo para salvar vidas.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Marcos Miraglia