O Palmeiras inicia nesta quarta-feira (17), às 20h30, no Estádio Monumental, em Buenos Aires, mais um capítulo da crescente rivalidade contra o River Plate na Libertadores. Cinco anos depois da histórica semifinal de 2020, quando venceu por 3 a 0 na Argentina e abriu caminho para o título, o Verdão chega com um perfil diferente.
Naquela semifinal de 2020, disputada na pandemia, o Verdão encarou os argentinos em um estádio vazio, sem o tradicional caldeirão da torcida millonaria.
Além disso, o Monumental estava em obras e a partida aconteceu no estádio Libertadores de América, do Independiente, em Avellaneda.
Mesmo sem público, a noite marcou a história palmeirense: vitória por 3 a 0, que abriu caminho para a classificação à final e, posteriormente, ao título da América.
Já em 1999, os cenários eram outros. Também em uma semifinal de Libertadores, o Palmeiras encarou o River no Monumental lotado, com a força de mais de 70 mil torcedores empurrando os argentinos. Na época, a capacidade oficial do estádio era de cerca de 72 mil pessoas.
O Verdão acabou derrotado por 1 a 0, mas reverteu no Palestra Itália com uma vitória histórica por 3 a 0, avançando para a final e conquistando seu primeiro título continental.
Agora, em 2025, o reencontro será diante de um Monumental renovado, com capacidade ampliada para aproximadamente 83 mil torcedores — um dos maiores da América do Sul.
Uma possível escalação do Palmeiras para enfrentar o River Plate tem: Weverton; Khellven (Giay), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Mauricio (Andreas Pereira); Felipe Anderson, Flaco López e Vitor Roque.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: César Greco/Palmeiras