O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta terça-feira (9), que não há uma previsão de pautar o projeto de lei da anistia aos presos pelo 8 de janeiro para votação no plenário da Casa.
“Não, não uma previsão nem de pauta, nem de relator”, afirmou Motta a jornalistas.
A declaração ocorre em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF por tentativa de golpe de Estado. Aliados de Bolsonaro pressionam por uma anistia geral, que inclua perdão ao ex-mandatário e torne ele elegível novamente.
Além disso, a ideia é alcançar os investigados pelo STF no inquérito das fake news.
A fala de Motta destoa da alegação do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), que disse que o presidente pediu que ele mostrasse um mapeamento de votos a favor da matéria.
Na semana passada, Cavalcante ainda afirmou que Motta iria definir um relator ao texto e que o nome seria de um partido de centro.
O centro e a oposição pressiona pela votação após o julgamento de Bolsonaro, que termina na sexta-feira (12). Com a articulação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o projeto ganhou apoio do PP, Republicanos e União Brasil.
Nesta semana, Cavalcante deve se reunir com líderes partidários das legendas citadas acima, além do PSD e do MDB para mapear os votos ao texto.
Fonte: R7
Crédito da Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados