'Setembro Verde': Saúde promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos

A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove diversas ações de divulgação e capacitação durante o Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. Por meio da Central Estadual de Transplantes (CET), o Estado incentiva o gesto de doação, que simboliza a esperança e uma nova chance de vida para quem precisa.

“Temos que parabenizar a equipe da Central Estadual de Transplantes pelos transplantes e captações realizados em Mato Grosso. Nosso respeito também pelas famílias enlutadas que tomam a generosa decisão de doar órgãos para salvar vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, os cursos promovidos em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-MT) são fundamentais para o processo de captação de órgãos e tecidos em Mato Grosso.

“Os funcionários dos hospitais notificadores de órgãos precisam estar constantemente preparados para que as ações necessárias sejam tomadas com muita celeridade e eficiência no serviço. As informações precisam ser repassadas à família dos potenciais doadores”, explicou Fabiana.

Conforme a coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, nesta sexta-feira (12), das 8h30 às 17h, a SES promove um curso de comunicação em situações críticas para a equipe multiprofissional dos hospitais notificadores.

“O objetivo específico é capacitar os funcionários para o diálogo sensível e esclarecedor com famílias de pacientes em estado crítico. Isso favorece decisões conscientes sobre a doação de órgãos, para que cada vez mais pessoas autorizem que os órgãos e tecidos de seus parentes sejam captados e transplantados em alguém que precisa para sobreviver”, informou Anita.

SES salva pacientes

A Secretaria de Estado de Saúde realizou 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso em 2024, com 36 órgãos retirados, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações. Também foram captadas 552 córneas e realizados 417 transplantes de córneas no Estado no ano passado.

Em 2025, a Central já realizou a captação de múltiplos órgãos de sete doadores.

“Foram captados 20 órgãos: 14 rins, cinco fígados e um coração. De janeiro a 25 de agosto, foram feitos 232 transplantes de córneas em Mato Grosso”, concluiu Anita.

Existem dois tipos de doação de órgãos: a do doador vivo e do doador falecido. Desde que esteja saudável e concorde com a doação, o primeiro pode doar parte da medula óssea, rim, fígado ou pulmão. O segundo caso começa após a notificação de morte encefálica de um paciente, e mediante a autorização da família. O doador pode doar coração, pulmões, fígado, pâncreas, intestino, rins, córneas, veias, ossos e tendões.

Antes da doação, é realizada uma entrevista familiar e o falecido deve ter manifestado, em vida, o desejo de ser doador. Em casos de óbito por parada cardíaca, somente a doação de córneas e tecidos é possível.

A captação pode ser feita em qualquer unidade hospitalar da rede pública ou privada de Mato Grosso. O Hospital São Mateus é o responsável por realizar transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o Instituto de Olhos, credenciado e habilitado para a coleta de tecidos, para o transplante de córneas.

 

 

Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: SES/MT