Neste último final de semana aconteceu, em Tangará da Serra, a III etapa do Campeonato Estadual de Judô e Rondonópolis se consagrou campeã pela 2ª vez em 2025 com os representantes da Academia Fábrica de Campeões, que tiveram a participação de 59 crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos.
Além do troféu de campeões, os atletas conquistaram ao todo 51 medalhas sendo 22 de ouro, 12 de prata e 17 de bronze.
Nesta etapa, foram classificados 18 atletas para o Campeonato Brasileiro de Judô que acontecerá de 1º a 5 de outubro, em João Pessoa-PB. O grande desafio da agremiação agora é conseguir patrocínio para as despesas de passagem, inscrição, hospedagem e alimentação dos atletas classificados para a etapa nacional.
A Associação Fábrica de Campeões, entidade sem fins lucrativos, conta agora com o apoio das empresas e sociedade civil para patrocinar essas crianças e adolescentes.
Estima-se uma despesa superior à R$ 35 mil para a participação dos atletas no Campeonato Brasileiro, que será seletiva para o Pan-Americano que acontecerá no México, no final de novembro de 2025.
Até o momento, a associação não dispõe de apoio financeiro do poder público para custeio dessas despesas e pede ajuda da população rondonopolitana.
O projeto, fundado pelo militar Alex Weigert da Cruz, em janeiro de 2020, ex-atleta de judô e medalhista nacional, vem crescendo e se tornando referência na preparação de atletas de alto rendimento em Mato Grosso. Hoje, a Associação Fábrica de Campeões é a melhor academia de atletas de base do estado.
O projeto atende em torno de 285 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, no Parque São Jorge e adjacências e pretende expandir seu atendimento a outros bairros de nossa cidade.
Contato com a associação pode ser mantido pelos telefones: 66-984612059 ou 66-992463995.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação