A prefeitura de Rondonópolis homologou o processo de licitação que visa contratar empresa para a preparação e fornecimento da merenda em todas as creches e escolas da rede municipal. Segundo o Paço Municipal, 11 empresas participaram do pregão eletrônico realizado no último dia 22.
A empresa Solução Nutrição Ltda foi declarada vencedora do processo. Com a licitação homologada, a empresa deve agora firmar contrato com a prefeitura no valor de aproximadamente R$ 49,5 milhões para prestar o serviço por um ano. O pregão estava orçado em R$ 54 milhões.
Conforme consta no edital de licitação, a prestação dos serviços de alimentação escolar abrangerá todos os alunos regularmente matriculados na rede pública municipal de ensino, distribuídos entre unidades de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A estimativa é que a empresa tenha que fornecer um total 866.680 refeições mensais, que compreendem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.
O serviço que deverá ser prestado pela empresa, de acordo com o edital, abrangerá todas as etapas operacionais da alimentação escolar, incluindo a aquisição, recebimento, armazenagem e controle de estoque de gêneros alimentícios; planejamento e elaboração de cardápios por nutricionista habilitado; preparo, porcionamento e distribuição das refeições; logística de transporte dos insumos e refeições, quando necessário; limpeza, conservação e manutenção dos equipamentos e utensílios utilizados; e supervisão técnica, acompanhamento nutricional e emissão de relatórios periódicos.
Entre as justificativas relatadas pela administração municipal no edital de licitação estão que a terceirização do serviço tem se revelado, na prática, uma solução administrativa eficiente, permitindo a racionalização dos recursos públicos e a concentração de esforços da administração em suas atividades-fim.
Ainda, que a contratação de empresa especializada proporciona maior controle sobre os processos de aquisição e armazenamento dos insumos, logística de distribuição das refeições, conservação dos equipamentos utilizados e cumprimento dos padrões técnicos, nutricionais e sanitários exigidos pela legislação.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo