Graduação: UFR realiza mostra de seus cursos para alunos de 10 municípios do estado

Equipe da mostra de graduação apresentaram os cursos e rotinas da universidade

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realizou uma mostra dos cursos ofertados pela instituição. O evento reuniu cerca de 400 estudantes de dez municípios do estado de Mato Grosso, que visitaram estandes interativos, participaram de apresentações culturais e oficinas guiadas com o intuito de obter mais informações a respeito de cada profissão e sobre a rotina de um universitário.

A iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), envolveu professores, técnicos administrativos e estudantes da universidade no planejamento e execução das atividades.

As equipes do evento trabalharam apresentando os projetos desenvolvidos na universidade e respondendo dúvidas dos visitantes sobre o funcionamento das graduações, o tipo de profissional que elas formam e as perspectivas de atuação no mercado de pesquisa e trabalho.

De acordo com a pró-reitora de ensino de graduação, professora Niedja Leal, o objetivo da mostra foi apresentar à comunidade os cursos ofertados pela UFR, promovendo o contato direto com a estrutura acadêmica e as possibilidades de formação. A professora explica que iniciativas como esta fortalecem o compromisso institucional com a democratização do acesso ao ensino superior público de qualidade.

Ao longo da programação, os estudantes tomaram café no restaurante universitário acompanhados de música ao vivo. Em seguida, realizaram visitas aos galpões e laboratórios do campus. A mostra de cursos aconteceu nos blocos E e F, contando com performances dos líderes de torcida da universidade. No final da visita, houve um espaço para confraternização e diálogo entre os estudantes.

Parceria

Os alunos visitantes da mostra de cursos fazem parte do projeto Pré-Enem Digital, um curso preparatório gratuito ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para estudantes que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa, visa auxiliar os alunos na preparação para as provas do exame, aumentando suas chances de ingresso no ensino superior.

O curso preparatório é voltado para estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino e para alunos do 2º e 3º semestres da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa oferece aulas presenciais e online, com o apoio de plataformas digitais e materiais didáticos específicos.

Ao todo, foram oferecidas 10 mil oportunidades para o estado de Mato Grosso, e cada Diretoria Regional de Ensino (DRE) teve autonomia para definir o seu próprio calendário.

As atividades são desenvolvidas em 15 cidades mato-grossenses, entre elas: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Querência, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação/UFR