O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou pedidos de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para avaliação do Conselho de Ética.
A etapa foi confirmada nesta sexta-feira (15) e, na prática, será a primeira fase de análise de uma eventual perda de mandato do parlamentar.
Entre os pedidos enviados ao Conselho, há destaque ao que aponta quebra de decoro do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro por atuações nos Estados Unidos que possam ter contribuído com a taxação de 50% a produtos brasileiros.
Ao todo, foram quatro denúncias, três apresentadas pelo PT e uma pelo PSOL. Todos os pedidos afirmam que Eduardo violou normas de conduta indicadas para um deputado.
Como próximas etapas, o presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), vai sortear parlamentares para definir um responsável pela análise do caso de Eduardo.
As análises preveem espaço para defesa e, ao concluir a etapa, o relatório final será avaliado pelo Conselho. Caso deputados optem pela cassação, a proposta ainda segue para outras instâncias dentro da Câmara e só é confirmada com o aval do plenário.
Eduardo Bolsonaro não havia se manifestado até a publicação deste texto. A publicação será atualizada se houver algum pronunciamento.
Fonte: R7
Crédito da Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados