Durante treinamento, gestora explica que uma comunicação efetiva vai além da fala

O treinamento de julho foi uma continuação da palestra de Mazetto que ocorreu no último mês

O ciclo de treinamentos oferecido ao setor comercial do Grupo Gazeta de comunicação recebeu mais uma palestra na sexta-feira (18), desta vez com o foco na Programação Neurolinguística e em como ela pode melhorar o setor de vendas. Sônia Mazetto, a primeira gestora de potencial humano no Brasil, foi a convidada do dia e apresentou, além de estratégias de comunicação e sua importância no setor, formas de se portar diante de uma possível negociação.

O treinamento de julho foi uma continuação da palestra de Mazetto que ocorreu no último mês. Com experiência na área humana, desde a pedagogia, psicanálise e até a fonoaudiologia ela defende a importância da comunicação de alto impacto e como engloba outros fatores além da fala, como postura, respiração e até órgãos do corpo.

Ela destaca que a comunicação tem um papel crucial no desenvolvimento e acerto de negociações. A forma como o produto é apresentado pode se mostrar mais efetiva do que o próprio produto.

“A questão da venda não é apenas a habilidade de conhecer o produto, mas de conhecer sobre pessoas. O que nós estamos vendo aqui é isso: o que inclui essa comunicação estratégica para as vendas direcionadas. Isso inclui o bem falar, a capacidade de defender e argumentar sobre o que você vai expor”, explicou Sônia.

A comunicação em vendas também deve ser focada no cliente e esse é outro ponto de atenção levantado desde a primeira palestra oferecida pela gestora, em junho.

“Nós partimos do princípio de que o centro da nossa comunicação é o outro. Hoje as pessoas se comunicam como se elas fossem o centro da comunicação, mas não é. Quando a gente vai praticar a venda, nós estamos vendendo para o outro, então entender qual é o perfil desse cliente vai diminuir o tempo de negociação e a efetividade do resultado”, relatou Mazetto.

Aliadas à comunicação, as estratégias de respiração e postura corporal podem ser aliadas importantes. A escolha da forma de falar e das palavras utilizadas podem trazer mais ou menos segurança para uma negociação. Mazetto apresentou a anatomia da construção da fala humana e como ela impulsiona a comunicação de quem trabalha com isso diariamente.

“O motor propulsor de qualquer empresa é o comercial. Quando você tem a energia de presença, da autoridade, enquanto intensidade, posicionamento de voz, de olhar e de gestos, isso influencia para que ele tenha um resultado mais rápido”, contou ela.

O treinamento foi oferecido com exclusividade para executivos comerciais do Grupo Gazeta, que engloba a Gazeta FM, Vila FM, TV Vila Real, Cultura FM e Jornal A Gazeta. As palestras ocorrem mensalmente e as próximas etapas são planejadas, com palestrante nacional.

 

Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto:  Aline Costa/ GD