Dr. José Felipe Horta: Vereador comemora mais um avanço no processo de implantação do Hospital Universitário em Roo

A união de esforços entre diferentes esferas políticas está transformando um sonho antigo em realidade

A construção do Hospital Universitário de Rondonópolis deu mais um passo importante rumo à sua concretização. Fruto de uma articulação política iniciada em 2022 pelo vereador Dr. José Felipe Horta, o projeto agora conta com o aval da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o compromisso do Governo do Estado de Mato Grosso de iniciar as obras com recursos próprios.

A união de esforços entre diferentes esferas políticas está transformando um sonho antigo em realidade.

Desde 2022, o vereador Dr. José Felipe Horta tem liderado a luta pela instalação do Hospital Universitário no município. Ao lado do senador Wellington Fagundes, ele construiu uma sólida base política para sensibilizar o Governo Federal da importância da unidade hospitalar para a região Sudeste do Estado.

Em 2023, essa articulação avançou com reuniões e tratativas junto à Ebserh, culminando com uma visita técnica, em 2024, de representantes da entidade e do Ministério da Educação (MEC) à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), fato considerado um marco no processo.

Na ocasião, foi confirmada a primeira grande vitória da mobilização política: o aval da Ebserh para a implantação do hospital. Já em fevereiro de 2025, em nova reunião em Brasília com a presença do senador Wellington Fagundes, do deputado federal Rodrigo da Zaeli e do vereador Dr. José Felipe Horta, a Ebserh formalizou que, caso o Governo de Mato Grosso assumisse a responsabilidade de iniciar o projeto e parte da construção, a parceria seria firmada.

“Estamos vendo agora os frutos de um trabalho construído com responsabilidade, diálogo e muito empenho. Desde 2022, junto ao senador Wellington Fagundes, estamos nessa luta para provar que a nossa região precisa e merece um hospital universitário. A visita técnica, em 2024, e o aval da Ebserh foram decisivos. Agora, com a sinalização do governador Mauro Mendes, o sonho está mais próximo do que nunca”, comemorou o vereador Dr. José Felipe Horta.

Dr. José Felipe destacou ainda o papel fundamental do senador Wellington Fagundes, que se comprometeu com R$ 2 milhões em emendas para auxiliar na elaboração do projeto executivo, e do deputado federal Rodrigo da Zaeli, que fortaleceu o diálogo em Brasília durante este ano.

O governador Mauro Mendes também é protagonista neste momento histórico. Segundo o deputado estadual Sebastião Rezende, vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o chefe do Executivo estadual já garantiu 50% do valor da obra. A expectativa é que, com essa sinalização, o projeto executivo seja iniciado e a licitação das obras aconteça o quanto antes.

“É uma decisão acertada. O Hospital Universitário representa um avanço estratégico para a saúde pública, pois terá a Ebserh custeando 90% das despesas anuais da unidade. Isso o torna mais viável do que a construção de um novo hospital regional, onde os custos ficariam totalmente com o Estado. Estamos falando de um hospital com 250 leitos, somando-se aos 160 do Hospital Regional, o que vai ampliar, de forma significativa, a capacidade de atendimento de média e alta complexidade para Rondonópolis e região”, reforçou Sebastião Rezende por meio de suas redes sociais.

Além disso, a instalação do Hospital Universitário trará impactos positivos na formação de profissionais de saúde. Atualmente, o curso de Medicina da UFR dispõe de apenas 40 vagas por ano. Com a nova estrutura, será possível ampliar esse número para 100 vagas anuais, aumentando a oferta de médicos capacitados para todo o estado.

O vereador Dr. José Felipe Horta parabeniza a união política que tornou possível essa conquista, agradece ao senador Wellington Fagundes pela parceria desde o início, ao deputado federal Rodrigo da Zaeli pelo apoio constante em Brasília, ao deputado estadual Sebastião Rezende pela atuação decisiva junto ao Governo do Estado e ao governador Mauro Mendes pela sinalização concreta de compromisso com o projeto.

“Esse é um projeto que construímos com muito esforço. É uma bandeira nossa desde 2022. Agora, graças a essa união de forças, estamos muito próximos de transformar esse sonho em uma grande realidade para Rondonópolis e toda a região Sul e Sudeste de Mato Grosso. A saúde e a educação superior saem ganhando com essa conquista”, explica Dr. José Felipe Horta.

Segundo ele, a participação da reitora da Universidade Federal de Rondonópolis, Profª Drª Analy Polizel, também foi fundamental em todo esse processo.

“O diálogo com os representantes políticos e técnicos, demonstrou sensibilidade e visão estratégica para a expansão do ensino superior e da saúde pública na região. A reitora tem sido uma parceira incansável na construção desse projeto, e sua liderança merece ser reconhecida e parabenizada como peça essencial para que o Hospital Universitário se torne, em breve, uma realidade concreta em Rondonópolis”, concluiu o vereador.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação