Divulgada pela UFR: Pesquisa mapeia demanda por cursos de pós-graduação em Rondonópolis

A Universidade Federal de Rondonópolis divulgou os resultados da consulta pública

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) divulgou os resultados de uma consulta pública que mapeou as expectativas da população para o planejamento de novos cursos de pós-graduação lato sensu (o que exclui programas de mestrado e doutorado).

A consulta foi promovida pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) da instituição.

A pesquisa contou com a resposta de 492 participantes, e obteve dados que devem contribuir para o planejamento estratégico da oferta de cursos da instituição.

Entre os resultados, a maior parte das respostas (83%) aponta o interesse por cursos de especialização, enquanto 36% preferem cursos de MBA e 15% as residências na área da saúde.

Em relação à área de conhecimento dos programas, cerca de 24% dos participantes da pesquisa apontaram que os cursos voltados para a área de Ciências Sociais e Aplicadas fariam diferença em sua formação. Em seguida, aproximadamente 21% das respostas indicaram a área de Ciências Humanas e 11% as Ciências da Saúde.

De acordo com o relatório da PROPGP, as respostas confirmam a relevância de cursos que atendam às demandas do mercado de trabalho atual. O documento revela também que os participantes puderam realizar sugestões de cursos, entre os quais se destacam áreas do direito, perícias técnicas, gestão, tecnologias, neurociências e educação especial.

Em relação à modalidade de oferta dos cursos, os resultados indicam predileção por formatos de educação à distância (cerca de 50%), seguidos por cursos semipresenciais (46%) e presenciais (36%).

Nesta pergunta, os participantes poderiam indicar mais de uma modalidade de oferta, indicando que os participantes buscam modelos de ensino mais flexíveis.

A pesquisa ainda mostrou que a maior parte das pessoas que respondeu o questionário pretende dedicar um ano e meio aos estudos, com aulas preferencialmente no período noturno ou aos sábados.

Entre as motivações para cursar um programa de pós, o crescimento profissional e a atualização de conhecimentos foram apontados como os principais objetivos para a tomada de decisão.

 


Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Arquivo