Rondonópolis está em alerta amarelo para a baixa umidade relativa do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta esta semana de perigo potencial com a previsão de índices entre 20% e 30% de umidade do ar na cidade.
O clima seco deve permanecer, pelo menos, até segunda-feira (14) conforme a previsão. Diante dessa situação, cuidados devem ser tomados pela população.
Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar deve ficar entre 70% e 20% na cidade nesta sexta-feira (11). Entre 80% e 20% no sábado (12) e entre 75% e 30% no domingo (13). Na segunda-feira (14), a umidade relativa do ar deve variar entre 75% e 20%.
Atenção com a saúde
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade do ar afeta de forma significativa o organismo humano. Garganta irritada, sangramento nasal, doenças respiratórias (como rinite e asma), dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada são alguns dos sintomas que podem surgir.
O Ministério da Saúde alerta que a água desempenha um papel fundamental para o funcionamento do corpo, regulando a temperatura, eliminando toxinas, transportando nutrientes e lubrificando as mucosas.
Quando a umidade é insuficiente, o corpo fica com menos água para executar suas funções, tornando-se mais vulnerável. As vias aéreas se ressecam, comprometendo a produção de muco no nariz e facilitando a entrada de vírus e bactérias, aumentando o risco de contágio de doenças.
Além disso, pessoas que já sofrem com doenças respiratórias, como rinite e asma, são particularmente afetadas pela baixa umidade do ar. A falta de umidade agrava esses problemas, tornando o nariz e os pulmões menos eficazes e intensificando os sintomas.
Com a umidade do ar entre 20% e 30%, as orientações são a de umidificar os ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. É importante evitar exercícios ao ar livre entre às 11h e 15h. Também é fundamental consumir água abundantemente.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Rafael Michiles