A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, ontem (9), o edital do processo seletivo para ingresso de novos estudantes nas escolas estaduais militares Tiradentes e Dom Pedro II. Em Rondonópolis, as vagas estão disponíveis para duas unidades educacionais: Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva e Escola Estadual Dom Pedro II André Antonio Maggi. As vagas são para o ano letivo de 2026.
Em todo Mato Grosso, o processo seletivo prevê vagas para novos alunos em 24 unidades da escola Tiradentes e cinco unidades da escola Dom Pedro II.
As inscrições serão realizadas de 14 a 23 de julho, das 8h às 18h, presencialmente na unidade escolar desejada, pelo site da Seduc ou por meio de formulário.
Conforme a Seduc, nas sedes das escolas estaduais militares Tiradentes e Dom Pedro II estará disponível um terminal de computador para realização de inscrição, em horário comercial, respeitadas as duas horas de almoço (11h às 13h), exceto aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
No ato da inscrição, o candidato deverá selecionar um único município e, dentro desse, indicar a unidade escolar específica para a qual pretende concorrer, conforme o quadro de vagas. A relação de inscrições deferidas e indeferidas será divulgada no dia 28 de julho.
Nos dias 29 e 30 de julho, será possibilitada a interposição de recurso contra o indeferimento de inscrição, por meio do formulário eletrônico disponível e também acessível no site da Seduc.
O resultado dos recursos contra o indeferimento da inscrição será publicado no dia 5 de agosto. A divulgação do local de prova será publicada no dia 18 de agosto.
A Seduc informou ainda que as vagas serão distribuídas por cota, de acordo com a Lei nº 11.273/2020, nos seguintes percentuais: 20% para filhos e dependentes legais de Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso, 20% para integrantes de famílias comprovadamente hipossuficientes, 5% para público-alvo da Educação Especial (PAEDE) e 55% para ampla concorrência.
A seleção será com base no conhecimento, conferido por meio de provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório. Os candidatos contemplados no total de vagas ofertadas serão considerados aprovados e os candidatos não contemplados serão considerados classificados.
Prova
A prova será realizada no dia 5 de outubro e terá duração máxima de 2h, das 8h às 10h. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 1 hora, pois, o portão será fechado às 7h45.
O candidato deverá estar munido com o seguinte: documento oficial de identificação (RG) físico ou digital válido no site gov.br, contendo fotografia e assinatura; formulário de inscrição enviado por e-mail no ato da inscrição; e caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente.
O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no dia 24 de outubro e a matrícula será realizada presencialmente, no período de 19 a 23 de dezembro de 2025, sendo obrigatória a presença dos pais e/ou responsáveis legais.
Fonte: A Tribuna MT
Crédito da Foto: Divulgação