Ao todo, serão criados mais de 50 murais artísticos em grande escala, sendo mais de 25 deles realizados dentro do campus da UFMT, fruto de uma parceria que reforça o papel da universidade na promoção da cultura e da extensão. As intervenções visuais transformarão escolas, residências e espaços comunitários em verdadeiras galerias a céu aberto, ressignificando o espaço urbano e estimulando o pertencimento social.
A programação totalmente gratuita inclui 8 oficinas formativas e práticas, com temáticas que vão desde técnicas visuais até aspectos profissionais e históricos da arte de rua:
? Estratégia de trabalho no Graffiti e construção de portfólio
? Introdução aos quadrinhos
? Personagens e cartoon no Graffiti
? Muralismo Mexicano
? Xilogravura”
? Letras Populares
? Stêncil
? Caricaturas
O festival também promove dois seminários em escolas públicas, com foco na inserção das mulheres nas artes urbanas:
? Muralismo Mexicano e a inserção das mulheres
? Graffiti e muralismo e a inserção das mulheres
Completando a programação, haverá uma feira cultural com atividades de saúde, lazer e economia criativa, rodas de conversas e integração entre artistas locais, nacionais e internacionais, gerando espaços de convivência, trocas e fortalecimento comunitário. Mais do que um evento pontual, o Festival Calor e Cor é uma plataforma de criação, formação e resistência, que deixa um legado artístico, educativo e social para Cuiabá.
Através da arte urbana, o projeto promove a diversidade, a ocupação dos espaços públicos e o reconhecimento das periferias como territórios de potência criativa e transformação.
O projeto “Festival Calor e Cor” foi proposto pelo “Beco Laboratório de Arte Urbana e Coletivo Ateliê Peabiru” e contemplado pelo edital “VIVER CULTURA – IDENTIDADES – EDIÇÃO LEI PAULO GUSTAVO” da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.
O evento possui apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da UFMT (SINTUF-MT) e das Tintas Color Gin. Acesse a programação completa no Instagram do festival: @festivalcalorecor e inscreva-se!
Fonte: Gazeta Digital
Crédito da Foto: Divulgação