As eleições de 2026 podem trazer surpresas na disputa por vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Um dos fatores que pode alterar o cenário político é a possível entrada de primeiras-damas no pleito, com capital eleitoral suficiente para conquistar cadeiras no Legislativo.
Um dos nomes mais comentados é o da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que vem sendo cotada para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. A depender da conjuntura, caso o governador Mauro Mendes (União Brasil) não concorra ao Senado, Virginia pode assumir essa missão ou, ao menos, ocupar uma das suplências na chapa majoritária. Ela tem como trunfo o trabalho de destaque que realiza à frente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Primeira-dama pode entrar na disputa para a Câmara Federal
Na capital, Cuiabá, outro nome que ganha força é o da vereadora e primeira-dama Samantha Iris, esposa do prefeito Abílio Brunini. Eleita com 7.460 votos nas últimas eleições municipais, ela aparece como possível candidata a deputada federal, capitalizando sua expressiva votação e a visibilidade conquistada no Legislativo cuiabano.
Samantha foi a mais votada na capital nas eleições do ano passado
Em Rondonópolis, o cenário não é diferente. Alessandra Croco Ferreira, primeira-dama e atual secretária de Promoção e Assistência Social, é cotada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Embora o prefeito Cláudio Ferreira (PL) não tenha se pronunciado oficialmente sobre o assunto, aliados próximos defendem a candidatura de Alessandra como estratégia para enfrentar o ex-prefeito Zé Carlos do Pátio, que também deverá concorrer a uma vaga no Legislativo estadual e é apontado como principal adversário político da atual gestão.
Primeira-dama pode bater de frente com Zé do Pátio, em busca de cadeira para AL
Além disso, há a possibilidade de retorno de outra figura conhecida do meio político: Neuma de Moraes, esposa do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio. Ela pode disputar novamente uma vaga na Câmara Federal. Nas eleições de 2022, Neuma foi a candidata mais votada em Rondonópolis, com cerca de 30 mil votos, mas não conseguiu se eleger.
Neuma foi candidata a deputada federal em 2022
Histórico de primeiras-damas na política rondonopolitana
Rondonópolis tem tradição de primeiras-damas que se lançam na política. Um exemplo é Teté Bezerra, esposa do ex-prefeito e ex-deputado Carlos Bezerra, que já ocupou mandatos tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. Outra que também concorreu foi Ana Carla Muniz, esposa do ex-prefeito Percival Muniz, que disputou vaga na Assembleia Legislativa em 2002 pelo PPS. Embora tenha ficado como suplente, chegou a exercer o mandato na Casa.
Teté Bezerra foi deputada estadual e federal. Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
Com a crescente atuação das primeiras-damas em funções administrativas e sociais, suas possíveis candidaturas devem movimentar o cenário eleitoral e ampliar o protagonismo feminino na política estadual e nacional.
Fonte: Primeira Hora
Crédito da Foto: Arquivo